Publicada em 05/11/2024 às 10h17
Rondônia Cidadã realiza mais de 3.800 atendimentos na zona Sul e edições especiais no Centro POP e Terra Indígena Kaxarari, em Porto VelhoEm três edições do programa Rondônia Cidadã realizadas pelo governo estadual, em períodos diferentes, na região de Porto Velho, foram ofertados 3.881 atendimentos em diversas áreas. Com o programa de iniciativa da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o governo disponibiliza vários serviços essenciais, em um só local, no fim de semana, facilitando a vida das pessoas que trabalham ou estudam nos dias úteis.
Na edição realizada dias 19 e 20 de outubro, na Escola Estadual Sebastiana Lima de Oliveira, na zona Sul de Porto Velho, foram feitos 2.463 atendimentos em áreas, como emissão da Carteira de Identidade, 2ª via do CPF e Título de Eleitor, Passe Livre para pessoas idosas ou com deficiência, cadastramento no Geração Emprego, Benefícios do INSS, assistência jurídica e atendimento com fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros. Já no dia 26, as equipes da Seas e instituições parceiras atenderam a 290 pessoas em situação de rua, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Dom Moacyr Grechi (Centro Pop). Enquanto nos dias 2 e 3 de novembro, os serviços essenciais foram levados, exclusivamente para a comunidade da Terra Indígena Kaxarari, resultando em 1.128 atendimentos.
Mais de mil atendimentos foram na Terra Indígena Kaxarari no último fim de semana
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância do programa por proporcionar cidadania à população com a oferta de vários serviços essenciais em diversas áreas. “Todos os serviços são ofertados, considerando a necessidade de cada município ou comunidade, para facilitar a vida das pessoas que não podem buscar atendimento nos dias úteis”, salientou.
Para a secretária, Luana Rocha, o Rondônia Cidadã é uma forma de aproximar o governo da população com a prestação de serviços que atendem às mais diferentes necessidades, desde a área social, passando pela saúde, economia, lazer e entretenimento. “Com este programa conseguimos agregar uma série de atividades que garantem mais dignidade para quem precisa um simples atendimento para emissão de documentos pessoais ou até mesmo resolver questões judiciais, previdenciárias ou de emprego”, reforçou.
A próxima edição do programa acontecerá dias 23 e 24, a última deste ano, no distrito de Rondominas, pertencente ao município de Ouro Preto do Oeste, a 333 quilômetros da Capital.
Criada em 2019 como projeto Seas Cidadã, cuja primeira edição beneficiou os moradores de Extrema, na região da Ponta do Abunã, a ação foi transformada em programa no final de 2021, com o objetivo de ser contínuo e expandido para todos os municípios rondonienses.