Publicada em 26/11/2024 às 17h01
Premiado em outubro com Selo Linguagem Simples, do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário de Rondônia lançará, nesta quarta-feira, das 8h às 10h, sua política e o programa dedicado à temática. A Política e o Programa de Linguagem Simples estão em conformidade com os princípios estabelecidos no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, conforme o Acordo de Cooperação Técnica n. 077/2024, firmado entre o CNJ e o TJRO. A solenidade de lançamento será transmitida ao vivo no canal do TJ Rondônia no Youtube.
Entre os objetivos gerais do programa está orientar as ações para uso de Linguagem Simples no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), apresentando ideias e um caminho lógico para a instituição seguir; tornar a comunicação do TJRO mais clara e acessível para todas as pessoas, consolidando a Linguagem Simples como padrão institucional, proporcionar o cumprimento do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e da Recomendação n. 144/2023 do CNJ; contribuir para o alcance dos propósitos estratégicos do TJRO, tanto em relação aos macrodesafios “Garantia dos Direitos Fundamentais” e “Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade”, da Estratégia 2021-2026, quanto às ações do Plano de Sustentabilidade 2024-2026.
Programação
A cerimônia de lançamento conta ainda com palestras dos juízes do TJRO, Inês Moreira da Costa, com o tema "“A necessidade da utilização de linguagem simples sob o ponto de vista da Teoria da Comunicação", e juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral, com o tema “A rede mundial de comunicação clara e simples: Uma causa social em favor da cidadania". A co-gestora do Programa de Linguagem Simples do TJ do Tocantins, Roberta Maciel Ismael tabém irá apresentar estratégias para comunicação clara no Poder Judiciário do Tocantins. Ao final, a política do TJRO será lançada pela servidora que integrou a comissão responsável pela elaboração, Fernanda Lemos de Matos Mendes.
Assista o evento de lançamento ao vivo