Publicada em 13/12/2024 às 14h36
Transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental, adaptação e preparação para desastres. Esses foram alguns dos eixos discutidos por prefeitos, secretários e representantes das sete cidades do Cone Sul de Rondônia durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em Vilhena.
Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, a Conferência foi realizada em conformidade com a Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima n° 1.079, e teve por objetivo analisar, propor e deliberar ações com base na realidade local .
O encontro contou com a participação dos municípios de Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste. A programação incluiu palestras, apresentações de projetos, além da elaboração, apresentação e eleição de propostas.
Além disso, durante a conferência, foram eleitos 10 delegados e aprovados 10 propostas, que serão apresentadas nas etapas estaduais e nacionais da 5ª Conferência de Meio Ambiente, prevista para 2025.