Publicada em 24/12/2024 às 11h09
Amigos – O Natal está chegando, assim como o final de ano, e hoje (24-12-24), uma data cabalística, quero deixar aos Amigos, que não são muitos, bem diferente de Colegas, referendando dois deles, representando os s demais, que a exemplo de outros foram –e são – importantes desde a nossa chegada a Rondônia em 1993, para editar, na época, o jornal mais moderno do País, o Diário da Amazônia. O DA, do Grupo Eucatur, comandado pelo Sr. Assis, uma pessoa diferenciada e amada por todos das suas empresas, pela sua convivência direta e sincera com todos que com ele trabalha revolucionou a Imprensa do Norte brasileiro não somente em tecnologia, também com jornalistas de renome regional comandados pelo Amigo, Carlos Sperança Neto, além de profissionais nacionais e internacionais, que assinavam colunas no matutino, que tinha sucursais nos municípios considerados polos no interior. O primeiro jornal a cores da Região Norte.
Amigos II – Queremos desejar aos nossos leitores, que nos acompanham diariamente na coluna RD Política, no RONDONIA DINÂMICA, um Natal com muita saúde, paz, e o agradecimento em nome dos amigos é para o jovem Rostand Agra, que tenho como se fosse um filho, que começou no jornalismo como nós entregando jornal. Nós na “Folha de Londrina”, na década de 70 e ele, no “Diário da Amazônia” e depois na “Folha de Rondônia” distribuindo o jornal aos assinantes. Antes fui seu chefe, hoje Ele é o meu “Patrão”, a quem considero um Filho. Tem uma Família maravilhosa (a esposa Branca, e os filhos João Victor e Mel, um doce de menina). Também em nome de todos os meus Amigos não posso deixar de destacar Sérgio Pires, meu Chefe no Decom (hoje Secom), área de comunicação social da Assembleia Legislativa (Ale), quando presidente o deputado Neodi Carlos. Ele sabe o “por quê.
Amigos III – Não há como deixar de citar o Amigo Tadeu Augusto Itajubá, que sempre consideramos como um Irmão, que foi em bora “fora do cumbinado”, como dizia o saudoso Rolando Boldrin, no começo deste mês. O Tadeu, que tinha como defeito “apenas” ser corintiano, era uma amizade de irmão desde a época do Diário da Amazônia, quando ele era assessor de confiança do saudoso prefeito de Jaru, Ademário Serafim. Que Deus o tenha e proteja sua Família representada pela esposa Jéssica, realmente uma parceira. Um Natal com saúde, luz e paz a todos. Que Deus continue protegendo e iluminando o caminho a todos.
Equipe – Até o final de semana existe a possibilidade de o prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) anunciar a Equipe de Governo, que irá iniciar o mandato para os próximos 4 anos, a partir de janeiro. Como Leo, ainda, não se pronunciou publicamente sobre o grupo que irá ajudá-lo a administrar o maior e mais importante município do Estado, a Capital de Rondônia. As especulações são muitas nos bastidores, pois a curiosidade sobre os futuros assessores é enorme e não poderia ser diferente. Como o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que estará deixando o cargo, após dois mandatos seguidos não conseguiu eleger o sucessor, no caso seria a sucessora, a ex-deputada federal e ex-vereadora em Porto Velho, Mariana Carvalho (União), certamente nenhum dos atuais “cabeças” da administração municipal permanecerá. E a curiosidade aumenta.
Equipe II – Na Equipe de Transição, formada por técnicos e políticos de Hildon e Leo, que deveria ter concluído o trabalho no último dia 20 (se ocorreu não veio a público), deverá ter pessoas ligadas a Leo compondo a sua Equipe de Governo. Apesar de contar com pessoas ligadas à administração estadual (leia-se governador Marcos Rocha-União) na equipe, que está trabalhando na transição municipal, não quer dizer, que elas estarão integrando o futuro Governo Municipal, apesar de alguns deles estarem sendo citados como prováveis assessores. A maioria da população, como não poderia deixar de ser, acredita, que Leo terá uma equipe à altura de Porto Velho, um município difícil de ser administrado. Leo já foi vereador e deputado (estadual e federal), antes de ser prefeito. Conhece os problemas, mas terá que contar com um grupo bem preparado política e tecnicamente para ter sucesso. É a expectativa de a maioria de a população...
Respigo
O precário sistema de aviação comercial em Rondônia deve ser pauta não somente dos políticos da área federal (senadores e deputados), mas também do Governo do Estado, prefeitos e deputados estaduais, porque Rondônia está abandonada pelas aéreas (Azul, TAM e Gol). O Estado está ignorado e as autoridades devem, urgentemente, buscarem novas alternativas, inclusive abrir o espaço aéreo para empresas internacionais +++ Na coluna de segunda-feira (23) citamos duas tragédias que enlutaram o País em momento de alegria e festa com as comemorações do Natal, nascimento de Jesus. A com o ônibus de turismo, em Minas Gerais, que matou mais de 40 pessoas e o avião que caiu em Gramado, onde morreram 9 pessoas da mesma família +++ Mas também ocorreu o desabamento de parte da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no Rio Tocantins, na divisa do Maranhão. Uma morte foi confirmada e 16 pessoas estão desaparecidas +++ Nota-se que o movimento nas ruas e avenidas de Porto Velho, desde o início da semana não é dos maiores, seja no centro ou nos principais centros comercias dos bairros nas Zona Leste (Avenida Amador dos Reis) e Zona Sul (Avenida Jatuarana). Os servidores públicos da Assembleia Legislativa (Ale) estão em recesso desde segunda-feira (23) e só retornam no dia 6, e o Governo do Estado encerrou as atividades da semana também na segunda-feira +++ Provavelmente boa parte dos servidores públicos (federal, estadual, municipal), a maioria da capital, viajou para outros centros e ao interior do Estado. E certamente com veículo próprio, ou alugado, porque as passagens aéreas custam os “olhos da cara”, como se diz popularmente, além dos minguados voos, sempre lotados como já dissemos acima.