Publicada em 27/12/2024 às 10h00
Na política, nem sempre é fácil se eleger e, principalmente, se reeleger a cargos públicos eletivos. Em Rondônia, já tivemos muitos políticos que chegaram ao ápice dos cargos eletivos, mas não conseguiram se firmar. Se eleger a um cargo público talvez não seja uma proeza, mas a reeleição, sim, é uma missão hercúlea, porque o político tem que mostrar o que fez e será muito cobrado pela sociedade pelo que deveria ter feito.
Em Rondônia, temos vários políticos considerados da “nova safra”, que despontaram nos últimos anos como líderes populares, eleitos e reeleitos com votações expressivas, demonstrando identificação com o eleitorado. Um deles é o atual presidente da Assembleia Legislativa (Ale-RO), deputado Marcelo Cruz (PRTB-PVH), que tem uma carreira política meteórica, mas segura e forte.
Marcelo Cruz iniciou na política como assessor de um experiente deputado estadual, que posteriormente chegou à presidência do Legislativo Estadual. Ele se elegeu vereador em Porto Velho e, em 2016, se reelegeu para um segundo mandato.
No ano de 2018, foi eleito deputado estadual com pouco mais de 8,8 mil votos. Na reeleição em 2022, praticamente dobrou a votação, somando 18.798. Na solenidade de posse e eleição da Mesa Diretora, foi eleito para presidir a Casa do Povo a partir de fevereiro de 2023.
Portovelhense da gema, Marcelo, apesar de jovem, vem conduzindo o Legislativo Estadual com muita habilidade, conseguindo manter uma ponte segura com os demais Poderes (Executivo e Judiciário), destacando-se como um emérito mediador. Nunca os Poderes estiveram tão alinhados como na atual administração de Marcelo Cruz e sua equipe.
A prática do presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz, de exercer a política sempre procurando o diálogo, o debate, a troca de informações e o respeito aos colegas de Parlamento e aos demais Poderes faz do deputado um político atuante, parceiro sem ser conivente, priorizando o diálogo e fortalecendo o Poder Legislativo.
A interatividade com a população é mais um ponto positivo do presidente Marcelo Cruz. A Casa do Povo foi aberta para a comunidade durante várias noites neste mês de dezembro, permitindo que as pessoas conhecessem as instalações, como o plenário, onde são deliberadas ações dos deputados, a tribuna e a Mesa Diretora, sempre com a companhia de guias explicando a finalidade do Parlamento.
O povo também está tendo a oportunidade de conhecer a ornamentação natalina noturna do prédio da Ale-RO e das imediações, uma das atrações que permanecerá até o próximo dia 6. O local se tornou um centro turístico, lotado todas as noites por pessoas que se deslocam de vários pontos de Porto Velho.
Apesar de estar concluindo uma gestão das mais significativas na valorização e interatividade entre os Poderes, do reconhecimento do trabalho dos servidores, independentemente de serem concursados, efetivos ou comissionados, todos receberam em 2023 uma gratificação de R$ 3 mil no final do ano e, este ano, de R$ 5 mil.
A recente reformulação administrativa demonstrou que a austeridade é prioridade, com a extinção de mais de 180 cargos comissionados. Como estamos vivendo tempos difíceis na economia brasileira, é necessário priorizar a austeridade sem prejudicar a sincronia da administração pública.
Marcelo Cruz e sua equipe entregarão os cargos ao novo presidente (Republicanos) em fevereiro do próximo ano com a certeza do dever cumprido.