Publicada em 18/12/2024 às 14h39
Equipamento – O segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) participou da entrega de uma grade niveladora para a Associação de Produtores Rurais Estrela do Oeste (Aspred), de Espigão do Oeste. O equipamento foi adquirido graças a emenda parlamentar de Jean Mendonça, que destacou na oportunidade, que o recurso “reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor agrícola e o apoio direto a quem trabalha no dia a dia para produzir alimentos e gerar oportunidades para nossa região”, que completou dizendo, “que apoiar os produtores rurais é investir no crescimento sustentável, na economia local e no bem-estar de toda a comunidade”, disse Jean Mendonça.
Candeias – O vereador mais bem votado na história política de Candeias do Jamari, Geraldo Sem Medo (PRD) com 581 votos, trabalha junto aos demais colegas sua candidatura a presidente do legislativo municipal. Vereadores reeleitos e eleitos em outubro último, que assumirão no próximo dia 1º estão sendo contatados pelo João Sem Medo e sua equipe visando compor a nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos para os próximos dois anos. Como Sem Medo é de oposição ao prefeito-reeleito, Lindomar Garçom (Republicanos), mais conhecido como ilusionista, porque suas campanhas são sempre de microfone às mãos prometendo resolver todos os problemas da população, de “soluções” que sempre ficam nas promessas, típica de políticos rotulados de “Rolando-Lero”, famoso personagem do saudoso humorista Rogério Cardoso, da Escolinha do Professor Raimundo. Candeias é o município brasileiro que mais teve prefeitos nos últimos 10 anos (13, após a posse do cidadão da bandeja em 1º de janeiro).
Prefeitos/futuro – Vários prefeitos que foram reeleitos em outubro último estarão com plenas condições eleitorais de disputar os cargos de deputado (federal e estadual), governador e senador em 2026. Na mesma condição estão prefeitos que estarão entregando as prefeituras em janeiro próximo, porque estão no segundo mandato, que terminará no final deste mês de dezembro. Os dois segmentos são de políticos identificados com o eleitorado e com chances enormes de galgarem degraus mais elevados na política, porque já demonstraram força em eleições anteriores e nas municipais deste ano.
Prefeitos-futuro II – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) deixa a prefeitura este mês, após dois mandatos seguidos com excelentes níveis de aprovação, segundo pesquisas de institutos especializados. Não conseguiu eleger o sucessor, no caso a ex (vereadora e deputada federal) Mariana Carvalho (União), que foi bem votada no primeiro turno, mas Leo Moraes (Podemos), ex (vereador, deputados estadual e federal) venceu. A princípio comenta-se nos bastidores da política, que Hildon concorrerá à sucessão estadual, mas que, dependendo da situação disputaria uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL). Hildon sempre teve como foco Brasília (senador/deputado), mas se elegeu prefeito em 2016, quando na reta final da campanha estava com menos de dois dígitos, segundo as pesquisas na frente no primeiro turno e faturou fácil no segundo. É uma liderança consolida e com ‘bala na agulha” para as próximas eleições.
Prefeitos-futuro III – No interior o prefeito-reeleito, de Cacoal, está bem cotado para disputar cargos estaduais e federais em 2026, é o jovem Adailton Fúria (PSD), segundo mais bem votado nas eleições de outubro com 40.270 votos, 83,16% dos votos válidos. Fúria está no segundo mandato consecutivo, já passou pela Assembleia Legislativa (Ale) e, dos prefeitos com mandatos, no interior, é o nome mais forte para disputar a sucessão estadual. Já de ex-prefeitos não há como não citar o ex-prefeito, ex-deputado estadual (dois mandatos seguidos) Jesualdo Pires, filiado ao PSD. Jesualdo foi prefeito em dois mandatos e concorreu ao Senado em 2018. Não foi eleito, mas somou mais de 195 mil votos e está entre as lideranças de maior prestígio popular no interior do Estado. É um nome expressivo para o Senado, Governo do Estado (ou vice). Já para a Câmara Federal certamente não teria dificuldades em se eleger.
Respigo
Nas colunas seguintes vamos continuar ocupando espaço comentando sobre nomes em condições de concorrer com sucesso nas eleições gerais de 2026. Além das eleições de presidente da República, em nível nacional, também serão eleitos no Estado, dois senadores, vagas ocupadas hoje por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL), Câmara Federal (oito vagas) e Assembleia Legislativa (24 deputados) +++ A Assembleia Legislativa (Ale) fecha na sexta-feira (19) e só voltará a abrir as portas no dia 6 de janeiro. Os deputados estão em recesso parlamentar desde o dia 15 e só retornarão no dia 15 de fevereiro do próximo ano +++ Há quem acredite, que teremos reunião extraordinária esta semana. É o que se comenta nos corredores da Ale-RO, porque o Governo do Estado precisa de aprovação de algumas matérias de extremo interesse do Poder Executivo +++ Para quem gosta de futebol jogão na tarde de hoje (18). Pela Copa Intercontinental jogam Real Madrid e Pachuca, do México +++ A decisão em jogo único está em andamento desde às 13h (quando fechamos a coluna o Real vencia por 2x0). O Pachuca é o time que goleou (0x3) o Botafogo na fase classificatória em pleno Estádio Nilton Santos +++ Como futebol na TV somente em janeiro, Real Madrid e Pachuca é uma ótima opção. Assista o jogo no SporTV.