Publicada em 11/12/2024 às 13h55
Despedida – Momento emocionante na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ale) de terça-feira (10) à tarde. Além de discussões e votações ocorreu a despedida do deputado Affonso Cândido PL/Ji-Paraná), que foi eleito prefeito de Ji-Paraná nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro último e irá assumir o cargo no primeiro dia do próximo ano. Até o dia 31 Affonso continuará sendo deputado estadual, mas a partir do primeiro dia do próximo ano será o novo prefeito do segundo maior e mais importante município do Estado. Affonso fez um discurso emocionado, inclusive chegando às lágrimas. Vários colegas ocuparam a tribuna para se despedir e desejar sucesso para a futura missão política de Affonso.
Diplomação – O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, a vice Magna Queiroz, ambos do Podemos, e os vereadores-eleitos (e suplentes) nas eleições municipais de outubro último serão empossados na quinta-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir das 17h no auditório da Faculdade São Lucas, Campus II, antigas instalações da Ulbra, na capital. Leo poderá convidar 100 pessoas, Magna 20, e cada vereador-titular (são 23), 15 e, os cinco primeiros suplentes mais cinco convidados. Os discursos estarão limitados a ao prefeito-eleito Leo Moraes e a representantes do TRE-RO, para que a solenidade seja rápida e objetiva. Apesar do limite na participação dos convidados, a expectativa é que o auditório da antiga Ulbra, um dos maiores da capital esteja completamente lotado.
Saúde – Preocupante a informação de o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-PVH), da tribuna da Assembleia Legislativa (Ale) esta semana, sobre a situação da saúde pública estadual. Segundo Alan, que é vice-líder do Governo na Ale-RO, cargo que ele colocou à disposição, está faltando na rede de saúde do Estado, medicamentos simples, como dipirona. “Se falta dipirona, que é o medicamento mais barato, imagine os mais complexos utilizados para realizar cirurgias, para salvar vidas”, alertou o deputado, que complementou dizendo que “é uma vergonha a falta de medicamentos na rede pública estadual. “Estamos estudando a indicação de uma intervenção federal na saúde de Rondônia, para atender o nosso povo, pois não dá mais para suportar essa situação”, alertou.
Recesso – 2024 está chegando ao final com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo. A mobilização política, ainda é grande, porque teremos as solenidades de posses dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro no dia 1º do próximo ano na capital e interior do Estado. Faltam 20 dias e, vários dos eleitos, ainda, não foram diplomados. Muita gente, que viaja em finais/início de ano teve que abortar o passeio para marcar presença nas posses. Em Porto Velho existe expectativa maior, porque o prefeito-eleito Leo Moraes (Podemos) não anunciou a sua equipe de trabalho para a missão de administrar a capital, que tem muitos desafios, sendo o principal deles o saneamento básico, que está entre os mais precários do País. O anúncio do secretariado de Leo Moraes deverá ocorrer, após a diplomação que ocorrerá na quinta-feira (12).
Orçamento – Os deputados se reúnem a partir das 15h em sessão extraordinária. Na pauta deliberações de matérias regimentais. Entre elas o Orçamento do Estado de Rondônia para 2025. Apesar de a expectativa da discussão e votação do Orçamento de Rondônia para o próximo ano, há quem afirme, que ele não será votado na extraordinária de hoje à tarde. É que estariam faltando alguns ajustes entre Executivo e Legislativo para que a peça orçamentária em torno de R$ 26,4 bilhões seja discutida e votada em plenário. É importante destacar, que Rondônia está entre os cinco Estados com maior período do recesso legislativo (15 de dezembro a 15 de fevereiro). Caso o orçamento não seja votado até o início do recesso deverá ser convocada extraordinária. Não sendo votado até o final do mês, o Governo do Estado deve acrescentar 1/12 avos ao Orçamento 2024 e aguardar a aprovação, após o recesso dos parlamentares, que terá um novo presidente a partir de fevereiro: Alex Redano (Republicanos/Ariquemes).
Respigo
Na sessão ordinária de terça-feira (10) os deputados prestaram homenagem ao jornalista Tadeu Itajubá, proprietário do site “O Combatente”, que faleceu pela manhã, após infarto fulminante, aos 57 anos, com um minuto de silêncio. Além de jornalista Tadeu era servidor público da Ale-RO há anos +++ O Botafogo (campeão Brasileiro e Libertadores) joga pelo Mundial de Clubes contra o Pachuca, do México. O jogo é no Engenhão hoje (11), a partir das 14h +++ Quem passa à noite na Avenida Farquar, uma das mais movimentadas de Porto Velho fica maravilhado com as decorações natalinas da Assembleia Legislativa (Ale) e do Palácio Rio Madeira, sede do Governo do Estado. Os locais são próximos e a movimentação noturna, até por volta da meia noite é intensa entre os dois locais +++ São atrações e motivo de visitas de boa parte da população de Porto Velho. Além de mais opções de vendas para os vendedores ambulantes de lanches, pipoca, algodão doce, etc.