Publicada em 19/12/2024 às 10h01
Nos últimos oito anos, a Prefeitura garantiu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), mais incentivo ao pequeno agricultor, com a execução de programas e projetos, coordenados pelo Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas (DDRTA) da pasta. O exemplo prático dessa atuação foi a aquisição de cerca de 2,8 milhões de mudas de café Clonal, no período de 2017 a 2023, o equivalente a R$ 3 milhões.
A aquisição faz parte do Programa Municipal de Cafeicultura, que contempla pequenos produtores tanto da área rural, quanto dos distritos da Capital. De acordo com o diretor do DDRTA, Luís Tamborim Júnior, esse valor investido em mudas já garantiu o retorno de até quatro vezes mais para o produtor. “É um investimento que tem retorno. Se agrega muito valor no que é investido. Esse programa tem ajudado muito o homem do campo a prosperar e a manter a família”, destacou Tamborim.
TRANSPORTE DA PRODUÇÃO
Outro passo importante para a agricultura de Porto Velho foi o avanço no escoamento da produção agrícola, por meio do uso de dois caminhões Truck, que chegam a transportar, mensalmente, 90 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar das áreas rurais e distritos. A logística do transporte proporciona economia para os agricultores, que têm os seus produtores levados de suas propriedades até a feira do produtor no Cai N’Água. “A partir de lá, o agricultor é responsável, seja por comercializar o seu produto ou entregar para algum fornecedor. Ou seja, um trabalho a custo zero, que tem sido impulsionado na gestão do prefeito Hildon Chaves”, explicou Luís Tamborim.
ENTREGA DE CALCÁRIO
Com o intuito de melhorar a qualidade do solo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas da Semagric, já distribuiu cerca de 16 mil toneladas, atendendo mais de mil agricultores familiares cadastrados em associações ou cooperativas.
A entrega do calcário foi realizada pela Semagric, com recurso próprio e também por meio de emendas parlamentares federal e municipal. A distribuição é coordenada pela Prefeitura. “O agricultor compra o calcário, e nós fazemos a entrega”, pontuou o diretor do DDRTA.
VALORIZAÇÃO DA MULHER NO CAMPO
A Semagric também tem buscado incentivar e destacar o trabalho da mulher no campo, com o planejamento do projeto “Quintais Produtivos”, programa do governo federal, que consiste em promover a autonomia econômica das mulheres rurais e ampliar o acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de alimentos e a tecnologias sociais
CAPACITAÇÃO
A atenção também esteve voltada à qualificação da mão de obra dos Apicultores. Só em 2024, realizou três cursos voltados para a Apicultura, que atendeu ao público de cerca de 400 produtores. A promoção dos cursos tem como propósito levar a conhecimento sobre a interação da Apicultura com o meio ambiente, da preservação das matas, o manejo das caixas de abelhas com a polinização e o fator econômico, por meio da produção do mel. Dentre os cursos, Semagric fez a entrega de 30 caixas de abelhas e kits compostos por macacão, bota, luva e fumigador.
FORTALECIMENTO DAS AGROINDÚSTRIAS
As agroindústrias também foram fortalecidas com as ações rurais da gestão municipal. Nos últimos oito anos, já foram entregues, em conjunto com as associações e cooperativas rurais, aproximadamente, 25 casas de farinha robotizadas, aquecendo ainda mais a produção, fruto de emendas da bancada federal, com contrapartida do município.
Outro investimento foi a entrega de dez despolpadeiras de frutas e dez de açaí, oriundo de recurso próprio do município.
DO CAMPO PARA A MERENDA ESCOLAR
A agricultura familiar tem feito a diferença nas escolas municipais. Os produtos têm chegado na merenda escolar, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A Semagric ficou responsável pela planilha de compra dos produtos que, até então, estava desatualizada. A atualização da planilha tem agregado mais valor aos produtos repassados para a secretaria municipal de Educação. Hoje, mais de 60% dos produtos da merenda escolar nas escolas municipais vem da agricultura familiar, contribuindo para uma alimentação mais saudável e nutritiva para os alunos.
FEIRAS MUNICIPAIS
Em 2024, os agricultores que atuam semanalmente nas feiras municipais foram assistidos com diversas ações, sendo inseridos em diversos projetos como o de transporte da produção, aquisição de alimentos para a merenda escolar e assistência técnica. Mais oportunidades de ampliação da rede de produção para os agricultores, por meio da iniciativa da gestão municipal.
MECANIZAÇÃO RURAL
Nos últimos oito anos, as associações foram contempladas com entregas de mais de 50 tratores agrícolas e implementos rurais, possibilitando o trabalho mais célere no preparo do solo, entre outros benefícios. A aquisição dos equipamentos é feita por meio da parceria com a Seagri, além das emendas parlamentares da bancada federal, com a contrapartida do município.
Os tratores são cedidos às associações rurais, para suprir as necessidades dos agricultores de diversas regiões, ampliando a assistência aos municípios. Uma realidade que antes não existia e que, agora, faz a diferença na vida do homem do campo.
COMPROMISSO
Os avanços expressivos das ações voltadas aos pequenos agricultores reafirmam o compromisso e a seriedade da Prefeitura de Porto Velho, na gestão de Hildon Chaves, de primar pelo progresso social e econômico da agricultura familiar. A forma de trabalho diferenciada, com investimentos de insumos e apoio técnico, ampliou as possibilidades de mercado e a valorização dos produtos cultivados pelo homem do campo.