Publicada em 03/12/2024 às 08h00
RONDÔNIA
1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda em Porto Velho, no Bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por sras. Chiquinha, Esperança Rita, srs. Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa.
1954 – A “Cruzeiro do Sul” está iniciando nova linha: Porto Velho-Guajará-Mirim–Forte Príncipe- Vila Bela-Cáceres-Cuiabá-Corumbá-São Paulo-Rio de Janeiro.
1981 – O governador Jorge Teixeira anuncia o critério de escolha dos sete desembargadores que vão compor o Poder Judiciário: três indicados por ele e 4 escolhidos pelos três. Todos nomeados por Teixeira.
1984 – Os prefeitos Marcos Donadon (Colorado), Roberto Jotão Geraldo (Ji-Paraná) e Vitório Abhaão) Vilhena, afastado de seus cargos pelas câmaras Municipais, vão apelar ao Judiciário para voltar aos cargos.
1986 – Encerrada a checagem de votos da Eleição estadual. Das 24 cadeiras o PMDB fez 13 deputados. O candidato Chiquilito Erse é derrotado pelo critério de “legenda”.
1987 – Garimpeiros expulsos por fuzileiros navais da área proibida para garimpagem em frente a Porto Velho, ameaçam reagir.
HOJE É
Dia Internacional de Pessoas com Deficiência. Dia do Delegado de Polícia. Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria.
Católicos celebram São Francisco Xavier,
BRASIL
1870 — Em seu 1º número, o jornal “A República” publica o “ Manifesto Republicano”. 2000 - Gustavo Kuerten vence o Masters Cup de Lisboa e se torna o 1º tenista brasileiro a chegar ao topo do ranking da ATP
MUNDO
1839 — Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros. 1967 —Christian Barnard realiza o 1º transplante de coração, no Hospital Groote Schuur, na África do Sul.
FOTO DO DIA
LEO VAI COMEÇAR “DEVENDO”
O prefeito Hildon Chaves pode nem fazer como acontece muito na transmissão de cargos, quando o antecessor deixa “armadilhas” para o sucessor. Mas, com certeza, deixa a Léo Moraes um problema que já começa a gerar discussão.
E não se trata de obras como a da rodoviária, que o nosso alcaide já anunciou para dia 20, cuja importância para a capital tem enorme valor, e vai mexer com o ego do portovelhense, há muitos anos baixo, porque, sem qualquer dúvida, tínhamos a pior rodoviária do Estado.
Aplico o “tínhamos” na torcida de que, quem passar dia 21 em diante em frente ao prédio, possa desfrutar de uma obra, muito aguardada e em pleno funcionamento.
Ao que me refiro relativo a “armadilhas”, é uma uma obra que enche os olhos pelo que representa o período, quando o chamado “espírito de natal” está no ar, e quando já tivemos aqui “ornamentações” feitas de pneus e garrafas plásticas, é que vem o problema.
É o que nosso futuro prefeito já começa ”devendo”: fazer pelo menos igual o que se viu nesses dois natais.