Publicada em 12/12/2024 às 14h05
Diplomação – Hoje (12) a partir das 17h, no auditório da Faculdade São Lucas, Campus II em Porto Velho antigas instalações da Ulbra, ocorrerá a diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em outubro último. A solenidade será coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prefeito-eleito Leo Moraes (Podemos) poderá convidar 100 pessoas; a vice, Magna Queiros (Podemos), 20, cada vereador (a partir da próxima legislatura 23, a atual é de 21), 15 pessoas. Os cinco primeiros suplentes poderão ter um convidado cada. O auditório da São Lucas (Compus II) é grande, mas certamente será pequeno para abrigar a todos, pois a solenidade está sendo esperada até com ansiedade. Os discursos serão somente do prefeito e membros da Justiça Eleitoral.
Futebol – No domingo (14) às 9h será realizada partida amistosa-beneficente entre os times do Baixa do União e do FluRondônia. O jogo será no Estádio Aluízio Ferreira em Porto Velho. A entrada será 2 quilos de alimentos não perecíveis ou, quem puder, uma cesta básica, que deverão ser entregues na entrada do estádio. É o terceiro jogo que os dirigentes das duas equipes fazem com a finalidade de arrecadar alimentos para famílias carentes com apoio da Futshar. Estará participando do evento o goleiro do Athletico Paranaense, Mikael, uma das atrações da promoção beneficente.
Futuro – No mínimo dois prefeitos que foram reeleitos nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) deste ano pavimentaram o caminho rumo a saltos políticos mais ousados no futuro. Os prefeitos-reeleitos de Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos), e de Cacoal, Adailton Fúria (PSD) são nomes sempre citados quando o assunto são as eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Flori seria para uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (Ale). Hoje temos somente dois deputados do Cone Sul, região polarizada por Vilhena, com Rosângela Donadon (União-Vilhena) e Ezequiel Neiva (União-Cerejeiras). Muito pouco para uma das áreas mais produtivas do Estado.
Futuro II – O prefeito de Cacoal, foi reeleito este ano com votação das mais expressivas, 83,16% dos votos válidos, somando 40.270 votos. Foi o segundo mais bem votado prefeito de Rondônia nas eleições deste ano. Fúria se elegeu prefeito em 2020, após ser reeleito em 2018 deputado estadual. Fúria se elegeu prefeito tendo como vice, Cássio Góes (PSD), que se elegeu deputado estadual em 2020 e teve que renunciar, após se eleger à Assembleia Legislativa. Fúria pavimenta uma candidatura ao Governo do Estado, mas não descarta uma composição para vice. Caso a opção for a deputado federal, com certeza não terá muitas dificuldades, pois nas eleições de 2020 lançou sua esposa, Joliane a deputada federal pelo PSD e foi a sexta mais bem votada somando 24.483 votos. Não se elegeu devido a legenda.
Futuro III – Não há como ignorar duas lideranças emergentes na política regional, os deputados estaduais Marcelo Cruz (PRTB-PVH. Marcelo se elegeu e reelegeu vereador e posteriormente foi eleito e reeleito deputado estadual. Cumpre o segundo mandato já como presidente do legislativo estadual. Este ano elegeu seu pai, pastor Evanildo (-PRTB) vereador em Porto Velho nas eleições deste ano. O deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), foi vereador e presidente da câmara em Ariquemes, se reelegeu e no meio do segundo mandato foi eleito deputado estadual. Sua esposa, Carla foi eleita vereadora, presidente da câmara e se elegeu prefeita. Este ano conseguiu a reeleição. Redano está eleito presidente da Assembleia Legislativa e assumirá a partir de fevereiro do próximo ano. Flori, Fúria, Cruz e Redano são lideranças emergentes e líderes consolidados na política regional. Quem viver verá...
Respigo
Dia atípico o de hoje: 12/12/24. Dia 12, mês 12 e ano duas vezes o 12: 24 +++ E o Botafogo esteve apagado no jogo contra o Pachuca, do México. Perdeu (0x3) em pleno Engenhão em jogo válido pela Mundial de Clubes +++ E o pessoal da internet não perdoou. Que o Pachuca da maneira como foi para o Botafogo seria “Machuca”... +++ O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) deverá reunir a imprensa da capital até o final do ano para uma conversa de “pé de orelha”. Chaves estará deixando o cargo que ocupou durante dois mandatos seguidos e sempre teve um relacionamento dos mais estreitos com o pessoal da Imprensa +++ Ele deixará a prefeitura, mas continuará até 2026 na presidência da Associação Rondoniense dos Municípios-Arom. E alicerçando uma candidatura a governador ou ao Senado em 2026 +++ Quem está com o terno e gravata prontos é o suplente de deputado estadual, Eyder Brasil (PL-PVH). Ele assumirá a vaga que será deixada pelo deputado Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná), que renunciará ao cargo no próximo dia 31 +++ Affonso foi eleito prefeito de Ji-Paraná nas eleições de outubro último. Nos próximos 4 anos comandará o segundo maior e mais importante município econômica, social e politicamente do Estado.