Publicada em 04/12/2024 às 10h23
O governo de Rondônia destacou o café robusta produzido na região durante a Semana Internacional do Café (SIC 2024), um dos maiores eventos do setor cafeeiro no Brasil, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro. Em parceria com entidades locais, o objetivo da participação foi promover o grão produzido no estado e abrir novas oportunidades de negócios para os 30 produtores rondonienses que estiveram presentes.
A SIC 2024 se mostrou uma excelente plataforma para a promoção do café robusta amazônico, uma das principais variedades cultivadas no estado. Com características únicas, devido ao clima e solo de Rondônia, o café robusta local ganhou destaque por sua qualidade e sabor, conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, durante o evento foi possível aumentar a visibilidade do produto, estabelecer novas parcerias comerciais e fortalecer, ainda mais, a presença do café de Rondônia no mercado.
A qualidade da cafeicultura rondoniense ficou evidenciada pelas conquistas dos produtores no Concurso Florada Premiada, que consagrou Rondônia com os três primeiros lugares:
1º lugar (90.44 pontos): Chácara Santo Antônio, representada por Suely da Graça Rezende;
2º lugar (88.86 pontos): Sítio Bela Vista, representado por Josiele Rodrigues Werneck; e
3º lugar (88.25 pontos): Sítio São Sebastião, representado por Angélica Alexandrino Nicolas.
AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Com foco na geração de negócios e no fortalecimento da cadeia produtiva do café, a Semana Internacional do Café oportunizou um ambiente propício para que os produtores rondonienses estabelecessem contatos com compradores nacionais e internacionais, fornecedores de insumos e serviços, além de especialistas em tecnologias e práticas de cultivo. Cerca de 30 produtores do estado exploraram o evento para expandir suas redes de contato e gerar novas fontes de receita para o setor.
ACESSO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
A Semana Internacional do Café também representou uma oportunidade para os produtores rondonienses conhecerem e adotarem novas tecnologias agrícolas que podem aumentar a produtividade e a qualidade do café. Por meio de palestras, workshops e demonstrações, os 30 produtores selecionados de Rondônia tiveram acesso às inovações no cultivo, processamento e comercialização do café, a fim de aprimorar seus métodos e elevar a competitividade no mercado global.
A vencedora do Concurso, Suely da Graça Rezende, de Rolim de Moura, ressaltou a importância da conquista. “O prêmio significa muito para mim como produtora. Ele agrega valor à minha propriedade, que trabalha com qualidade e sustentabilidade. O governo de Rondônia está de parabéns pelo incentivo e apoio a todos os produtores aqui presentes, representando nosso estado.”
O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves enfatizou que, “a presença de Rondônia na SIC 2024 é uma demonstração do potencial do estado como referência na produção de café robusta. Os resultados obtidos pelos produtores, incluindo o destaque no Concurso Florada Premiada, mostram que estamos no caminho certo ao investir em qualidade, inovação e sustentabilidade. Nosso compromisso é continuar incentivando esses talentos, que levam o nome de Rondônia para o mercado nacional e internacional.”