Publicada em 16/12/2024 às 14h30
A chegada dos delegados do XIX Contrasef (Congresso dos Servidores Públicos Federais de Rondônia), organizado pelo Sindsef-RO, foi recepcionada na noite de domingo (15/12), pela atração cultural da juventude indígena do Povo Gavião Ikolen, do município de Jaru, que apresentaram música e dança da cultura do seus povos ancestrais.
A exibição da juventude indígena proporcionou um espetáculo de música e dança, remetendo às tradições ancestrais com o uso das tabocas. O momento celebrou a riqueza cultural indígena e promoveu um encontro significativo com os participantes do evento.
O povo Ikolen-Gavião (Ikólóéhj) vive na Terra Indígena Igarapé Lourdes, se dividem em seis aldeias, somando por volta de 600 pessoas. Ikolen (Ikólóéhj significa ‘ gavião’ em Tupi-Mondé, a língua falada por eles, e por isso são conhecidos como Ikolen-Gavião.
Como outros povos indígenas, os Ikolen possuem uma relação de grande respeito pela natureza. Para eles, o desperdício ou a caça abusiva ofendem Gorá, o criador de todas as coisas.