Publicada em 06/01/2025 às 08h40
Há pelo menos R$ 7,5 milhões circulando pelas ruas de Vilhena à disposição do Detran. Isso porque 25 mil veículos, que representam 30% da frota local, estão devendo ao órgão. Considerando que cada um esteja apenas com o documento vencido, e que a multa pela infração é de R$ 297, o órgão estadual tem potencial de arrecadação milionário no município (sem contabilizar o valor dos impostos em si). Apesar do número aparentemente elevado, o Portal da Amazônia é uma das cidades que mais paga em dia seus débitos junto à autoridade de trânsito, conforme dados da própria autarquia.
Consultados pela Folha do Sul Online junto ao Detran, os números revelam que dos pouco mais de 82,4 mil veículos registrados na cidade, 25.062 estão inadimplentes, representando 30,4% do total. No ranking estadual, Vilhena está na 42ª posição como a maior devedora, com Guajará-Mirim liderando as faltas de pagamento: por lá 47,8% dos veículos estão devendo para o departamento de trânsito. Os condutores mais responsáveis com a quitação do imposto estão em Primavera de Rondônia, onde 75% dos veículos não seriam multados por atraso.
A média estadual de inadimplência é de 38,3%, visto que 464.094 veículos aparecem como devedores, de um total de 1,2 milhão. No mapa é possível notar que a porcentagem de devedores aumenta conforme a longitude também cresce na geografia do Estado. Os que mais estão em atraso com o Detran são os do norte de Rondônia, enquanto os mais preocupados em pagar suas dívidas são os do Sul.
Curiosamente, conforme o número final da placa aumenta, a inadimplência também sobe, sendo que há o dobro de veículos com placa final 0 no cadastro de devedores do que veículos com placa final 1.
Na estratificação por tipo de veículo, em Vilhena há 8,9 mil motocicletas inadimplentes, bem como 7,5 automóveis, 3,7 mil motonetas, 1,8 mil caminhonetes, 829 reboques, 707 camionetas, 566 semirreboques, 492 caminhões, 276 caminhões-trator, 145 ônibus, 114 utilitários, 37 micro-ônibus, 14 triciclos, 3 ciclomotores, 3 tratores de rodas e 2 motores-casa.
Analisando as categorias, o Detran informa que de todos os devedores, há 23,6 mil veículos particulares, que representam 94,2% do total de inadimplentes. Entretanto, chama a atenção que há ainda 84 veículos oficiais estejam inadimplentes, além de 13 daqueles que são destinados à aprendizagem em autoescolas. Outros 1,3 mil de empresas de locação veicular também estão devendo impostos, taxas ou multas.
Os dados estão no site do Detran e tiveram sua atualização mais recente em 16 de dezembro.