Publicada em 10/01/2025 às 14h27
Fazer uma aposta esportiva exige sólidos conhecimentos sobre os esportes. É necessário conhecer as regras de cada modalidade esportiva, como o futebol, bem como algumas curiosidades interessantes. Neste artigo, vamos explicar quais são as principais regras de arbitragem do futebol.
Quantos árbitros atuam em uma partida?
Se você gosta de apostar em bet, precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre futebol, como, por exemplo, quantos árbitros participam de uma partida. Num jogo de futebol, normalmente atuam um árbitro e dois assistentes de arbitragem (conhecidos também como bandeirinhas). Além disso, há um quarto árbitro, também chamado de árbitro reserva.
A partida é dirigida pelo árbitro central, o qual é a maior autoridade em campo e deve fazer cumprir as regras do jogo, atuando em colaboração com seus dois assistentes. É o árbitro central que tem a responsabilidade de iniciar, interromper, suspender e finalizar a partida, além de marcar infrações e tiro de meta e aplicar penalidades quando necessário.
Já os dois árbitros assistentes devem estar posicionados nas laterais do campo, com o intuito de sinalizar impedimentos, apontar quando a bola passa da linha e auxiliar o árbitro central nas tomadas de decisão. O quarto árbitro ajuda nos processos de substituição de jogadores ao longo da partida e substitui algum dos demais em caso de necessidade.
Além disso, agora há outra função em uma partida de futebol, o árbitro assistente de vídeo (VAR), que ajuda a dar mais transparência e precisão às tomadas de decisão do árbitro central.
Principais regras de arbitragem do futebol que você precisa conhecer
Agora que você já conhece um pouco da função do árbitro e de seus assistentes, vamos explorar as principais regras de arbitragem do futebol.
Início de jogo
O início de uma partida de futebol é marcado pelo toque de tiro de início, o que também é feito quando um dos times marca um gol. Além disso, é possível reiniciar a partida por meio de arremessos laterais, tiros de meta ou escanteios.
Quando a bola está ou não em jogo?
No futebol, considera-se que a bola está em jogo quando toca um dos árbitros, nos postes da bandeira de escanteio ou na trave, mas permanece em campo.
Entretanto, considera-se que está fora de jogo quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral ou a linha de fundo, ou entra diretamente na meta, quando o árbitro paralisa o jogo e quando ocorre mudança no time que tem posse de bola, entre outras situações específicas. Nesses casos, o jogo é reiniciado, com a bola no chão.
Quando o gol vale?
O gol é considerado válido se a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo entre as traves, a menos que o time que marcou tenha cometido infração.
Quem é o vencedor de uma partida?
O time vencedor é o que marcar mais gols no jogo. Se a quantidade de gols for a mesma para as duas equipes, o jogo termina empatado.
O que é impedimento?
Impedimento é um fenômeno que ocorre quando um jogador está em posição irregular quando a bola é passada para ele. A posição de impedimento acontece quando o jogador está mais próximo da linha de gol adversária do que a bola e o penúltimo defensor no momento do passe, a não ser que ele esteja em sua própria metade de campo.
O que são faltas?
Faltas são ações violentas ou que visem a atrasar ou atrapalhar o jogo, que são penalizadas. Elas são marcadas pelo árbitro quando um jogador comete uma infração.
Alguns exemplos de faltas são: saltar sobre o jogador do outro time, chutar outro jogador, empurrar, cabecear, golpear, dar uma entrada, fazer o outro jogador tropeçar, tocar a bola com as mãos ou os braços, segurar o adversário ou impedi-lo de se mover por meio de contato físico, entre outras.
O que são tiro livre, pênalti, arremesso lateral, escanteio e tiro de meta?
Um tiro livre ocorre quando uma falta é cometida contra um jogador, e pode ser direto (o jogador pode chutar diretamente para o gol) ou indireto (a bola deve tocar em outro jogador antes de entrar).
O pênalti é a penalidade máxima do futebol, e é marcado quando uma falta é cometida dentro da área do time defensor. Nesse caso, o time atacante tem o pode chutar diretamente em direção ao gol a partir da marca do pênalti.
O arremesso lateral é a forma de reiniciar o jogo quando a bola sai pelas linhas laterais do campo. Já o tiro de meta é marcado quando a bola sai pela linha de fundo, tendo sido tocada por um jogador do time atacante, sem que um gol seja marcado.
Por fim, o escanteio é concedido pelo árbitro quando a bola sai completamente pela linha de fundo, tocada por um jogador da equipe defensora, sem que tenha sido gol.
E aí, você já conhecia as principais regras de arbitragem do futebol?