Publicada em 27/01/2025 às 09h12
O atacante Rafael Furtado, de 25 anos, foi anunciado como reforço do Sagamihara, clube japonês que disputa a J-League 3. Revelado pelo Paraná e com passagem pelo Atlético-MG em 2017, esta será sua primeira experiência no futebol asiático. O brasileiro comentou sobre sua chegada ao novo clube, em entrevista ao ge.globo/ro.
— Estou muito feliz e motivado com essa oportunidade no Sagamihara. Quando surgiu a chance, prontamente aceitei. É uma excelente oportunidade para explorar um novo mercado e disputar novas competições. Estou empolgado e espero corresponder dentro de campo, ajudando o time, marcando gols e contribuindo para alcançar os objetivos da equipe — destacou.
Rafael acumula uma trajetória de destaque no futebol. No Brasil, atuou por clubes como Juventude, onde conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2023, além de Boston City Brasil, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Confiança. No exterior, jogou pela Académica de Portugal e pelo Krumovgrad, da Bulgária, seu último clube.
Em relação ao futebol japonês, o atacante ressaltou suas primeiras impressões e o entusiasmo com a nova experiência.
— O futebol aqui é bem dinâmico. Já percebi nos treinamentos muita velocidade, alta intensidade e grande movimentação. No entanto, não é tão físico quanto no Brasil e na Europa. Estou animado com a chance de jogar em um novo mercado e vivenciar uma cultura diferente. Isso me motiva ainda mais para a temporada.
O contrato de Rafael Furtado com o Sagamihara é válido por uma temporada, e o atacante espera marcar seu nome no futebol asiático, ajudando a equipe a alcançar seus objetivos na J-League 3.
Gabriel e Rafael Furtado são irmãos gêmeos e ambos tem trajetória no futebol. Eles nasceram em 9 de dezembro de 1999 em São Paulo, mas logo após se mudaram para Cerejeiras. Com 13 anos, foram para Nova Brasilândia treinar na escolinha de futebol do professor Ademir. Mostrando muita habilidade, logo olheiros de várias equipes do Brasil foram convidados para assistirem um jogo treino dos garotos.
Com 14 anos foram para a cidade de São Carlos (SP), jogar no São Carlos. Algum tempo depois foram passar férias com a mãe em Cerejeiras. Porém, conheceram Valdir que os levou para fazer teste no Paraná.