Publicada em 20/01/2025 às 14h37
O governo de Rondônia tem intensificado seus esforços para restabelecer a ordem pública no estado por meio de ações intensificadas contra a criminalidade. O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em conjunto com forças policiais, aponta resultados significativos no enfretamento à violências e crimes, refletindo em apreensões e prisões realizadas pelo estado.
Entre o período de 13 e 19 de janeiro, foram realizadas 2,4 mil abordagens em diversos pontos, com o objetivo de desarticular grupos criminosos e garantir a segurança da população. O boletim oficial aponta, ainda que, ocorreram a apreensão de 21 armas de fogo; a captura de 45 suspeitos com mandados de prisão; 45 conduzidos à Delegacia de Polícia Civil (DPC), e 8 indivíduos presos por envolvimento em atentados que marcaram o início das tensões no estado.
Durante a semana, o combate ao tráfico de drogas também foi intensificado, chegando ao total de 6,4 kg de entorpecentes apreendidos, enfraquecendo, ainda mais, o tráfico local. Além disso, a polícia recuperou 10 veículos roubados, enquanto 26 foram recolhidos e 4 apreendidos. Conforme a Secretaria, estas ações têm sido essenciais para desorganizar a rede de criminalidade, o que impacta diretamente na segurança pública e uma sensação de tranquilidade da população.
FORÇA TAREFA
As operações em Rondônia têm sido realizadas com o apoio dos governos de estados vizinhos, como Acre, Amazonas e Mato Grosso, sendo uma parceria estratégica, que tem gerado bons resultados e eficiência nas investigações voltadas à solução de crimes de grande repercussão. Um exemplo disso foi a prisão de uma mulher na BR-364, entre o s municípios de Rio Branco (AC) e Sena Madureira (AC), que foi apontada como participante do assassinato do cabo da Polícia Militar, Fábio Martins.
O combate à criminalidade é coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que mantém a força-tarefa integrando a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO); Polícia Técnico-Científica (Politec); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do efetivo da Força Nacional, que continuam no estado para conclusão da operação.