Publicada em 24/01/2025 às 10h18
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles foi criada através da Lei nº 85, de 30 de dezembro de 1973. A inauguração ocorreu no dia 24 de janeiro de 1975, na gestão do então prefeito Jacob Freitas Atallah. O nome foi dado em homenagem ao sertanista Francisco Furtado Soares de Meirelles, nascido em 21 de fevereiro de 1908, na cidade de Gameleira, no estado de Pernambuco.
Nesta sexta-feira (24), a biblioteca comemora meio século de história e conhecimento, e nesse período, o espaço tem sido o coração intelectual da capital, proporcionando acesso ao conhecimento, promovendo a cultura e incentivando a busca constante pelo aprendizado.
Vários projetos de incentivo à leitura foram executados na instituição. A biblioteca, possui um acervo com cerca de 60 mil títulos totalmente organizados, encontra-se 100% informatizada e climatizada, com vários espaços para leitura, salas caracterizadas, laboratório de informática, oferecendo aos seus usuários um ambiente adequado para estudos e pesquisas.
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sem intervalo, e está situada à rua José do Patrocínio, nº 200, Centro. Para se cadastrar, o interessado deve levar documento com foto e comprovante de residência atualizado.