Publicada em 20/01/2025 às 16h23
São os alunos do terceiro ano do técnico integrado ao ensino médio em Edificações e em Informática – Thaciane Araújo e Eduardo Silva – os destaques em nota na Redação do Enem/2024, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Ambos empataram na primeira colocação com a nota 960 no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seis alunas alcançaram a segunda colocação com a nota 940. Os demais obtiveram notas entre 800 e 920. Os alunos se esforçaram para realizar a prova que é o passaporte de entrada para a faculdade.
Nicole Nascimento, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, colaboradora do Grêmio Estudantil Mary Jackson, organizou suas colegas para promover um ‘aulão’ pré-Enem, que contou com a participação de 120 alunos que iriam fazer a prova. Ela conta que a experiência foi bem apressada, poucos dias antes do evento, porém, diz que a equipe se esforçou muito para que tudo desse certo. Ela agradece pelo interesse dos professores e pela participação dos alunos.
Dos alunos que fizeram a prova, a Coordenação de Comunicação do Campus Calama (CCOM) relacionou 33 participantes, sendo 31 alunos e dois egressos, por meio de um formulário que esteve aberto no e-mail do campus até as 12h da quarta-feira, 15 de janeiro, para os alunos interessados em declararem suas notas. A marca do desempenho desses alunos está sendo divulgada por meio de cards e vídeo nas redes sociais do campus, como forma de parabenizá-los pelo resultado.
Uma das primeiras colocadas, Thaciane Araújo ressalta que gostou de seu desempenho no Enem em algumas áreas pois conseguiu alcançar resultados satisfatórios. “No entanto, acredito que poderia ter saído melhor em outras”, diz informando que pretende estudar Direito. Thaciane declara que o IFRO tem grande importância em sua vida, “pois me proporcionou a oportunidade de adquirir conhecimentos acadêmicos e experiências que serviram como um pré-conhecimento para a faculdade. Além disso, a minha vivência no IFRO me ajudou muito a crescer como pessoa, me ajudou a desenvolver valores que levarei para minha vida acadêmica e profissional”.
Eduardo Ricci da Silva, outro primeiro colocado, afirma ter se surpreendido com o resultado da prova e ficado muito feliz. “Apesar de todo o nervoso, ter conseguido tirar uma nota boa assim recompensou todo o esforço que tive ao longo desse último ano, além de ter orgulhado muito a mim mesmo e a todos os professores e familiares que estão envolvidos nessa conquista”, enfatiza. Eduardo diz que atualmente tem duas opções de cursos principais para ingressar na faculdade: o curso de Direito e o de Tecnólogo em Redes de Computadores, ofertado pelo IFRO Campus Zona Norte. “Ainda estou decidindo em qual vou ingressar, mas só de poder realizar essa escolha já me sinto um vitorioso”.
E acrescenta que o IFRO “contribuiu de forma imensamente positiva para minha formação intelectual, com a infraestrutura, professores e profissionais extremamente qualificados, como o Professor Marcos Fonseca, com as suas aulas de Redação e Linguagens que, com um método muito criativo, me auxiliou em todos os momentos. O Professor Cássio Alves, que deu ótimas aulas, conselhos e um suporte incrível para mim. Além disso, o IFRO me proporcionou a criação de laços e experiências com pessoas incríveis, as quais pretendo carregar para a vida”, conclui o estudante.
Vídeo e fotos nos links:
https://encurtador.com.br/s3RCQ
https://encurtador.com.br/7Lxu0