Publicada em 03/01/2025 às 15h37
No dia 23 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou a colação de grau da primeira turma do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária. A cerimônia aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) e reuniu familiares e amigos dos formandos, além dos servidores do campus, que foram prestigiar este momento marcante na trajetória acadêmica dos formandos e na história do IFRO Jaru.
Ao todo, 25 alunos receberam a outorga de grau. A cerimônia foi conduzida pelo Diretor de Ensino do campus, Michael Marçal dos Reis. E a Mesa Diretiva foi composta pelo Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza, pelo Diretor-Geral do campus, Renato Delmonico, pelo Deputado Federal e Patrono da turma, Lucio Mosquini, pelo Deputado Estadual, Dr. Luís do Hospital, pelo Prefeito do Município de Jaru, João Gonçalves Júnior, pela Paraninfa e Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Rute Witter Franco, e pelo Professor do campus e representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Luiz Donizete Campeiro Júnior.
A formanda Hingrid Gomes Cardoso representou a turma como juramentista, proferindo o juramento quanto ao exercício da Medicina Veterinária, para repetição dos demais formandos. A formanda Amábili Pandolfi de Souza representou a turma no momento da outorga de grau pelo Reitor, seguido da chamada nominal de todos os formandos, que se direcionaram até a mesa diretiva para entrega simbólica dos diplomas.
Na sequência, a formanda Pamela Winys Dias de Oliveira, oradora da turma, proferiu seu discurso, citando cada um dos formandos e relembrando a trajetória da turma que ingressou no curso em 2019 e enfrentou os desafios da pandemia logo no início do curso. Na sequência, cada um dos membros da mesa diretiva proferiu seu discurso.
Ao final da cerimônia, o Reitor Moisés José Rosa destacou em seu discurso que esta não é apenas a primeira turma do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, mas também a primeira turma a se formar neste curso em todo o IFRO, e ainda relembrou os desafios da implantação do curso. Ainda enfatizou a importância da família na vida acadêmica dos formandos, por todo o suporte que é necessário durante esse percurso, pedindo que ficassem de pé e fossem aplaudidos por todos.
A Paraninfa da turma, Rute Witter, relembrou com carinho toda a trajetória do curso, desde a implantação até a presente data de formação da primeira turma, sendo a coordenadora titular do curso durante toda esse período. Para ela, “este momento da colação de grau da primeira turma de Medicina Veterinária do IFRO é um momento histórico e muito importante para a instituição, pois formamos médicos veterinários aptos ao mundo do trabalho. É gratificante ver que já temos egressos empregados ou com intenção de continuar a se qualificar, o que é muito importante para a profissão. Desejo sucesso aos novos médicos veterinários”.
Sobre a sua trajetória enquanto aluna do curso, a agora Médica Veterinária Érika Santos Soares Calheiro afirma que “poder cursar a graduação pelo IFRO foi uma grande oportunidade de concretizar um sonho que sempre tive, me formar em Medicina Veterinária. Durante seis anos, muitas dificuldades enfrentadas, mas que serviram para meu crescimento, e graças a Deus consegui finalizar. Fechando o ciclo com uma maravilhosa cerimônia de colação de grau, com muitas emoções”.
Para o formando Helder Henrique Felix Fernandes, “foi desafiador por ser um curso novo no campus. Desde o começo, fomos buscando parcerias para realizar as aulas práticas. Agradeço muito à Professora Rute, por desde o começo estar conosco, muitas coisas passaram por ela, ela corria atrás de conseguir meios de agregar conhecimento para nossa turma, como as aulas práticas”.
“Quando veio a pandemia, com as aulas a distância, o que seria quinze dias se tornaram dois anos, fomos vencendo as barreiras e quando retornamos aprendemos muito com os novos profissionais que chegaram, que agregaram ainda mais conhecimento. Agradeço também aos profissionais que nos auxiliaram com as atividades de estágio, como as servidoras Camila e Marilene. Hoje, graças a Deus estou formado e graças aos profissionais que passaram pelo Instituto, não só os que citei, mas inúmeros outros que também passaram, sou grato a todos e ao Instituto por hoje estar formado”, acrescenta Helder.
Também sobre a trajetória como aluna da primeira turma, Ângela Cristina Ferraz Caciano destaca que “fazer parte da primeira turma de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru foi uma missão desafiadora, mas Deus nos abençoou nessa jornada e deu certo! Agradeço a Deus por essa conquista, a minha família e amigos que me apoiaram durante esse período. Por ser a primeira turma e devido ao curso estar no início, muitos foram os desafios enfrentados pelos alunos e professores, que não mediram esforços para contribuir com nosso aprendizado”.
Conforme Ângela, o sentimento é de gratidão: “agradeço ao IFRO e aos meus queridos professores que me orientaram no desenvolvimento de projetos dentro da pesquisa, ensino e extensão durante a graduação. Para mim, foram experiências valiosas para minha formação como profissional. Gratidão é a palavra para esse momento! Foram seis anos de curso com muito esforço e dedicação, e todo empenho dos professores, da gestão e dos colegas, que foram fundamentais nessa jornada para o bom êxito que alcançamos”.
Para o Diretor-Geral, Renato Delmonico, “a colação de grau da primeira turma de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru é um marco histórico para nossa instituição e comunidade. Em apenas sete anos de funcionamento, o campus reafirma seu compromisso com uma educação gratuita, humanizada e de qualidade. Esse momento celebra o coletivo de servidores, alunos e parceiros, que enfrentaram desafios com determinação. Estamos orgulhosos de formar profissionais preparados para contribuir com a sociedade e confiantes no impacto positivo que eles terão no futuro. Este momento reflete um sonho sonhado por todos, que, com dedicação e trabalho conjunto, tornou-se realidade”.