Publicada em 16/01/2025 às 14h48
Nunca se construiu tanto em Vilhena como nos últimos dois anos. Os dados da Prefeitura mostram que em 2023 foi alcançado o recorde histórico, com 1.810 obras iniciadas na cidade, e em 2024 o patamar continuou elevado, totalizando 1.730 construções novas. São os dois anos que mais produziram alvarás de construção, conforme números da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).
Com diversos loteamentos em abertura e tantos outros recém-finalizados, a cidade se tornou um canteiro de obras em diversas direções: milhares de novos terrenos próximo ao Ifro, nas próximas etapas dos residenciais Cidade Verde, bem como os condomínios Boulevard Quinta Dos Pinhais (Zona Sul) e Jardins De Vilhena (Zona Norte), bairros inteiros estão ganhando casas e empresas após a pavimentação e novos estabelecimentos se instalam no município em setores comerciais.
Neste ínterim, chamam a atenção duas grandes obras, já noticiadas pelo FOLHA DO SUL ON LINE: o maior edifício do interior de Rondônia e também o maior shopping do interior do Estado. Grandes prédios, como o do Fórum (ao lado da Câmara de Vereadores), da faculdade Fimca (próxima ao Parque Ecológico), do Ibis Hotel (na avenida Presidente Nasser) e o complexo residencial de prédios Santorini (ao lado da faculdade Unopar) também se juntam às obras de destaque.
A grande demanda no setor tem colaborado para ocupar todos os pedreiros e serventes, além de escassear materiais de construção em quase todas as lojas do ramo. Quem deseja construir, muitas vezes, acaba tendo que adiar os planos devido ao “congestionamento” de construções no município.
Sem previsão de arrefecer, o setor segue a passos largos, ampliando possibilidades com diversos grandes projetos de obras públicas e particulares sendo previstas para 2025 e para os próximos anos.