Publicada em 03/01/2025 às 14h15
Cacoal – Segundo prefeito mais bem votado no Estado (mais de 40 mil votos) Adailton Fúria (PSD) de Cacoal, disse em seu pronunciamento na solenidade que o reconduziu para mais 4 anos na chefia do Executivo Municipal, que “este mandato vai superar tudo o que já fizemos”. Fúria alertou aos secretários, ao dizer, “quero que vocês superem tudo o que já fizeram. Ampliem suas metas!”. O trabalho realizado no primeiro mandato foi muito bom, e isso ficou refletido na votação excelente, que teve nas eleições de outubro último. Não foi acaso a sua reeleição. Fúria demonstrou que tem a simpatia de a maioria do eleitorado e certamente conseguirá mais sucesso na carreira.
Cacoal II – Hoje, da lista de prefeitos reeleitos em outubro, nas cidades de maior porte, Fúria está no topo dos nomes em condições de disputar as eleições gerais do próximo ano concorrendo a sucessão estadual. O assunto já vem sendo comentado com insistência nos bastidores da política. Como o jovem prefeito-reeleito é um líder político regional, e isso ficou comprovado na sua reeleição, está sempre sendo citado como postulante a cargos mais elevados na política. Hoje o que mais se comenta é uma candidatura, inclusive a possibilidade de uma parceria interior-capital com o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). No caso, com uma candidatura de Fúria a vice. Muitos vão dizer que é prematuro especular as eleições do próximo ano, mas um prefeito, por exemplo, caso seja candidato a qualquer um dos cargos que estarão na disputa terá que renunciar seis meses antes, ou seja, em abril do próximo ano. É um risco.
2026 – A citação de Fúria como provável candidato a governador ou vice no próximo ano é devido ele ter sido reeleito, porque nada justifica um prefeito eleito em outubro último renunciar ao manda com pouco mais de um ano no cargo para disputar outros cargos. Certamente será rifado pelo eleitorado. Não é o caso dos reeleitos. Hoje, Fúria lidera a lista de prováveis candidatos em 2026. Também temos outros nomes de prefeitos reeleitos que já demonstraram força política no Estado, como Flori Cordeiro (Podemos), de Vilhena, Carla Redano (União) de Ariquemes e Aldo Júlio (União) de Rolim de Moura. Todos com chances reais de sucesso concorrendo à Câmara Federal ou Assembleia Legislativa.
2026 II – Temos em Ouro Preto do Oeste o prefeito Alex Testoni (União), reeleito. Está exercendo o quarto mandato. Testoni já foi deputado estadual, e poderá concorrer a cargos eletivos em 2026, como para uma das duas vagas ao Senado, deputado federal ou a governador. Como é um dos empresários mais importantes do Estado e tem perfil de administrador dos mais eficientes, seria um ótimo governador. Testoni está no quarto mandato no comando da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste e demonstrou identificação com a administração (pública ou privada). Na iniciativa privada está consolidado como um dos mais competentes do Estado, por isso está sempre em situação de crescimento organizado. Na área pública a conquista de um quarto mandato sinaliza que também conhece o difícil caminho. Testoni teve recentemente problemas de saúde, quando vistoriava um telhado de um hospital e caiu. Talvez não queria deixar seus negócios para administrar o Estado. Uma prefeitura até que não atrapalha tanto. Vamos aguardar até abril de 2026.
Deputado – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) empossou na quinta-feira (2) o novo deputado estadual, Eyder Brasil (PL-PVH). Eyder era suplente de Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná), que se elegeu prefeito em outubro último e renunciou ao cargo no Legislativo Estadual para assumir o comando da prefeitura no primeiro dia do ano. Deputado de 2019 a 2022, Eyder ficou na suplência na tentativa de reeleição. Com a renúncia de Affonso terá dois anos de mandato e chances de reeleição em 2026. Ele fez o juramento constitucional e assinou o Termo de Posse junto com o Marcelo Cruz no gabinete da presidência.
Respigo
A maioria de os postos de combustíveis de Porto Velho está comercializando o litro da gasolina a R$ 6,99, alguns a menos. Até recentemente era R$ 7,29 +++ Gimenes Fritz (PSD) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Cacoal. Fritz é alinhado ao prefeito Adailton Fúria (PSD), que teve alguns embates com vereadores da legislatura anterior certamente terá uma proximidade maior com a atual +++ Nenhum prefeito consegue administrar com eficiência sem o apoio dos vereadores, que devem ser parceiros, não coniventes. Quando o prefeito não vai bem, a maior parcela de culpa é dos vereadores, que devem exercer com veemência –mas sem ódio– uma das obrigações, que é de fiscalizar o Poder Executivo +++ O prefeito de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) amanheceu hoje (3) nas ruas da capital. E declarou aberto os trabalhos de limpeza da cidade com o desentupimento dos bueiros que provocam constantes alagações +++ Seria recomendável uma ampla campanha de conscientização da população. A falta de sensibilidade das pessoas para o correto destino do lixo contribui de forma direta para a sujeira que predomina nas ruas e avenidas da capital, além dos alagamentos.