Publicada em 09/01/2025 às 15h39
A cerimônia fúnebre de Jimmy Carter em Washington reuniu aliados e adversários políticos nesta quinta (9), entre os quais o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o presidente, Joe Biden , e os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, entre outros.
O premiê canadense, Justin Trudeau, também esteve presente para prestar as últimas homenagens.
Antes do início do serviço religioso, foi possível ver Obama e Trump conversando informalmente, entre sorrisos, por alguns minutos.
O corpo de Carter foi levado a Washington, onde um funeral de estado ocorre com a presença de autoridades na Catedral Nacional de Washington.
Em seguida o caixão será levado à cidade de Plains, Geórgia, onde Carter nasceu e onde viveu durante a maior parte de sua vida, para ser sepultado aina nesta quinta-feira.
Trump também trocou cumprimentos com seu ex-vice-presidente Mike Pence. Ambos romperam em 6 de janeiro de 2021, quando Pence presidiu a sessão do Congresso que validou a vitória de Jo Biden nas eleições do ano anterior, quando miliantes pró-Trump invadiram o Capitólio.
Carter morreu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos. Ele atuou como presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981. Relembre a trajetória dele mais abaixo.
O funeral de Carter começou no dia 4 de janeiro, na Geórgia. O corpo do ex-presidente passou por sua cidade natal, além do Capitólio Estadual da Geórgia e do Centro Presidencial Carter.
Na terça-feira (7), a urna com o corpo de Carter foi levada até Washington D.C. para um funeral de Estado. O ex-presidente recebeu homenagens militares e foi transferido até o Capitólio dos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira, o cortejo seguirá até a Catedral Nacional de Washington para uma breve cerimônia. Todos os ex-presidentes vivos foram convidados para o funeral. São esperadas as presenças de George W. Bush e Barack Obama, além de Donald Trump, presidente eleito.
Joe Biden, atual presidente, será responsável pela elegia fúnebre — um discurso em homenagem à memória de Carter. Depois disso, o corpo do ex-presidente retornará à Geórgia, onde acontecerão cerimônias privadas.
Carter será sepultado no Parque Histórico Nacional Jimmy Carter, em Plains. Ele será enterrado ao lado da esposa, a ex-primeira-dama Rosalynn Carter. A cerimônia privada começará às 17h20, pelo horário local (19h20, em Brasília).
Trajetória
James Earl “Jimmy” Carter Junior nasceu em 1º de outubro de 1924 na pequena cidade rural de Plains, no estado da Geórgia. Seu pai era um fazendeiro e homem de negócios. Já a mãe dele trabalhava como enfermeira.
Ele fez o ensino básico em uma escola pública local. Depois, passou pela Faculdade do Sudoeste da Geórgia e pelo Instituto de Tecnologia do estado. Posteriormente, formou-se em Ciência em 1946, pela Academia Naval dos Estados Unidos.