Publicada em 25/01/2025 às 11h00
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), recebeu, nesta semana, um grupo de mães atípicas para dialogar sobre melhorias no atendimento às crianças e pessoas com deficiência na cidade. Durante o encontro, foram apresentadas propostas que estão sendo estruturadas pela gestão municipal para garantir mais inclusão e qualidade dos serviços especializados.
Entre as ações anunciadas, Affonso Cândido destacou a definição de um novo local para o CMAEEA (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Autista). Outro ponto relevante foi a ampliação do atendimento por telemedicina, que facilitará o acesso a profissionais especializados, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento.
Na área da saúde, a prefeitura trabalha para a contratação de um neuropediatra e de um dentista pediatra, além de reforçar os atendimentos no CER (Centro Especializado em Reabilitação), que já conta com nutricionista para acompanhar os pacientes.
O prefeito também anunciou parcerias com faculdades da região para oferecer atendimentos em terapia ocupacional (T.O) e neuropsicologia, integrando profissionais capacitados ao cuidado dos pacientes.
Outro avanço foi a estruturação da Superintendência de Apoio às Pessoas com Deficiência, que irá contemplar todas as deficiências, indo além do autismo, com um olhar mais abrangente e inclusivo. Também está prevista a contratação de professores intérpretes de Libras e instrutores para atender crianças surdas em escolas e creches, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado.
A criação do Centro de Amor e a implementação do método floortime (abordagem terapêutica que visa promover o desenvolvimento de crianças para os atendimentos terapêuticos também estão no planejamento da gestão municipal. Para garantir a viabilidade das ações, a prefeitura estuda a realização de um concurso público para a área da saúde e a possibilidade de contratação de profissionais por meio de pessoa jurídica (PJ).
Foto: Bruno Perazzoli