Publicada em 13/01/2025 às 10h22
Marieta Severo, um dos maiores ícones da dramaturgia brasileira, celebra 60 anos de carreira com a mesma intensidade e paixão que a levaram ao estrelato. No entanto, aos 78 anos, a atriz decidiu que, por enquanto, novelas não fazem mais parte de seus planos.
"Não quero passar um ano indo para o Projac", afirmou em entrevista ao jornal O Globo.
Apesar de afastada das novelas, Marieta não descarta o streaming, atraída pela flexibilidade do formato. "Se vier algo, é mais limitado", ponderou.
Os últimos anos trouxeram desafios pessoais para a atriz, que enfrentou a perda de seu companheiro, o diretor Aderbal Freire-Filho, em 2023, após complicações de um AVC. Sobre esse momento, Marieta demonstra serenidade:
"Quero me reabastecer. Faço isso com a família. Também viajei para onde estávamos. Não queria essa coisa de ficar me lamentando. Fui aos mesmos restaurantes, visitei exposições, assisti a peças e óperas. Quis virar essa chave. Gosto de pensar nele com prazer e muito amor. Afinal, ele era isso".
Mãe de Silvia, Helena e Luísa, de seu casamento de 30 anos com Chico Buarque, Marieta compartilhou seu orgulho pela união de suas filhas.
"Somos uma família altamente comunicante. O que mais me alegra é ver como as minhas três filhas são unidas. Sou muito fascinada pelo mundo das mulheres. Não tem nada a ver com a quantidade de afeto, mas com a identificação de pensamentos e dificuldades. Falamos de mulher para mulher."
Mesmo avessa às redes sociais, a atriz mantém contato próximo com a família por meio de um grupo de WhatsApp. O nome escolhido é bem-humorado: "Como mina toda".