Publicada em 13/01/2025 às 14h58
A recuperação da Rodovia-443, na zona Rural de Vilhena, está transformando a mobilidade da região. Conhecida como Kapa 144 e Estrada da Resina, a via é essencial para o fluxo da produção agrícola e segurança de motoristas e moradores. Iniciada em 25 de novembro de 2024 pelo governo de Rondônia, a obra abrange cerca de 70 quilômetros e inclui serviços de cascalho, patrolamento, limpeza das laterais, corte de morros e levantamento de gride (é um método de amostragem de solo que consiste em dividir uma área demarcada em grades).
Realizada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), através da 9ª Residência Regional, a iniciativa conta com duas frentes de trabalho. A Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF) fortaleceu os esforços, enviando maquinários e profissionais de diversas regiões do estado
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o trabalho em conjunto assegura segurança e desenvolvimento para Vilhena e toda a região. “O governo segue trabalhando para transformar a infraestrutura e oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para a população do Cone Sul”, ressaltou.
A ação traz para Vilhena equipamentos como:
15 caminhões basculantes
3 escavadeiras hidráulicas
3 rolos compactadores
3 motoniveladoras
1 retroescavadeira
1 caminhão de comboio
2 caminhões-pipa
2 caminhões de prancha
1 micro-ônibus
A equipe local da 9ª Residência de Vilhena, também contribuiu com:
9 caminhões caçamba
1 escavadeira hidráulica
1 motoniveladora
1 caminhão de comboio
1 caminhão-pipa
No total, 51 profissionais, entre engenheiros e operadores, estão empenhados na obra, que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.