Publicada em 23/01/2025 às 14h10
Partidos – Neste ano teremos mudanças na estrutura política do País. Hoje temos 29 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já foi 35, mas existem inúmeros na fila aguardando reconhecimento pela corte eleitoral. Para as eleições do próximo estão previstas fusões e alianças, porque as federações não funcionaram nas eleições de 2024. As negociações das cúpulas partidárias nacionais do PSDB, MDB, PP e União Brasil estão adiantadas para fusões, já para as eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas de 2026. A finalidade é criar uma federação forte garantindo uma fatia considerável do Fundo Partidário e ter uma nominata a deputado federal expressiva.
Partidos II – O prazo para mudança partidária de parlamentares sem a perda do mandato é de seis meses antes das eleições, no caso de 2026, um período de 30 dias para troca de partidos. Em Rondônia a mobilização nos bastidores é enorme. O presidente regional do MDB, partido que já foi o maior do País, deputado Lúcio Mosquini, estaria deixando a sigla. O senador Confúcio Moura, que atua como se fosse o presidente do partido, e isso ficou evidente nas eleições de 2018, quando bateu de frente com o senador Valdir Raupp, maior liderança do partido, na época. Os aliados de Confúcio tumultuaram a convenção. Nas eleições a prefeito de Porto Velho, Confúcio impôs a ex-juíza Euma Tourinho como candidata à Prefeitura de Porto Velho, que hoje ocupa, cargo de confiança no governo do prefeito Leo Moraes (Podemos).
A aéreas – A partir de fevereiro Cuiabá terá voos diretos para Porto Velho, uma opção para viagens de Rondônia a outras regiões. Desde o primeiro semestre de 2024 que Rondônia teve voos cancelados pelas aéreas Azul, Gol e Latam causando sérios prejuízos para o Estado. Alegaram “excesso de judicialização”, como se a péssima prestação de serviços, que fomentou as ações confirmadas pelo Poder Judiciário tivesse que ser ignorada. Hoje o usuário do transporte aéreo paga preços absurdos pela passagem, além de os poucos voos estarem sempre lotados, porque a demanda é muito maior que a oferta, mesmo com os preços exorbitantes. Com a opção de Cuiabá, o passageiro de Rondônia poderá optar pela Capital do Mato Grosso para poder chegar a São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e ao Nordeste. E que o preço da passagem na ligação Porto Velho Manaus não seja tão “salgado” como os poucos disponíveis atualmente.
Rios – Como o verão (meses de estiagem com chuvas esparsas) de 2024 em Rondônia foi rigoroso, a expectativa é de o inverno (chuvas diárias e intermitentes), atual período na região é de enchentes. A secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Defesa Civil de Rondônia monitoram regularmente a situação hidrográfica na região com os níveis de os rios dentro da normalidade do período. Os rios Guaporé, na Estação Príncipe da Beira em Costa Marques; Águas do Rio Candeias na Estação Santa Isabel, e o Rio Jamari na Estação Ariquemes apresentaram monitoramento positivo no início da semana sem previsão de enchentes, o que é uma informação importante. Como tivemos seca das mais agudas em 2024, segundo os entendidos em previsão de tempo, era de inverno rigoroso, ou seja, cheias, para este ano.
OAB – Rondônia terá, a partir do próximo dia 31, representante na Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, no cargo de conselheira federal. Pela primeira vez o Cone Sul, polarizado por Vilhena, terá um cargo no Conselho Nacional da OAB-BR com a advogada Vera Paixão. Ela estará representando os interesses da advocacia nacional e assegurando o cumprimento do Estatuto da entidade, como a regulamentação da profissão e a defesa das prerrogativas dos advogados em todo o território nacional. Em matéria pulicada no jornal eletrônico “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena, Vera, há mais de quatro décadas dedicadas à advocacia, disse ter 24 anos de contribuição ao Sistema OAB. “Fui presidente da Subseção de Vilhena em três ocasiões, quando tive a oportunidade de liderar a construção da sede local da entidade. Também fui Conselheira Seccional por dois mandatos e Vice-Presidente da Seccional Rondônia, sempre em defesa da classe”, argumentou.
Respigo
A sexta-feira (24|) será feriado municipal em Porto Velho, Capital de Rondônia, estará completando 110 anos de instalação do município. Durante todo o dia será cumprida programação em comemoração à importante data com a reativação de a Litorina, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, aos trilhos, para incursões turísticas +++ O passeio ciclístico Bike Tour está entre as atrações com passagens em pontos emblemáticos da cidade, além de ações sociais, esportivas e culturais +++ Comenta-se nos bastidores da política sobre as possibilidades de que, políticos mais experientes estariam se preparando para concorrer nas eleições de 2026. Dentre eles Valdir Raupp, ex (senador, governador, prefeito, vereador); Amir Lando, ex-deputado (estadual, federal e ministro do INSS) +++ Também na relação Roberto Sobrinho ex-prefeito de Porto Velho em dois mandatos seguidos. Anda na lista o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Valter Araújo, o mesmo ocorrendo com o ex-deputado estadual e ex (prefeito, deputado estadual, presidente da Ale-RO), Maurão de Carvalho.