Publicada em 10/01/2025 às 14h10
Mudanças – A princípio a redução do número de secretarias municipais em Porto Velho é correta, pois visa dar maior celeridade na administração com custo menor. Algumas secretarias foram incorporadas se tornando diretorias e outras extintas. A iniciativa é uma das metas da nova Equipe de Governo do prefeito Leo Moraes (Podemos) e está correta, já que pretende administrar com o máximo de simplicidade, mas com eficiência, e, tem como uma de as propostas enxugar a “máquina” administrativa, mas sem prejudicar a capacidade de desenvolvimento econômico, social e político da administração, que está dando os seus primeiros passos. A proposta de Leo e sua equipe foi aprovada pelos vereadores.
Futuro – O governador Marcos Rocha (União), reeleito em 2022, pelo que tudo indica, tem planos futuros na política, não somente para ele, mas para a família. Ele é nome certo para concorrer a uma das duas vagas que estarão disponíveis em 2026 em Rondônia, ao Senado. A Primeira Dama, Luana Rocha, que já concorreu à deputada federal e, apesar de bem votada náo se elegeu. Mas os comentários é que ela estará disputando no próximo uma das oito vagas à Câmara Federal. Se ambos (Rocha e Luana) se reelegeram estarão em Brasília representando o Estado. Luana é secretária de Ação Social do Estado e realiza um ótimo trabalho social aplicando programas dos mais eficientes.
Futuro II - Também se comenta nos bastidores, que o atual diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, irmão do governador trabalha uma pré-candidatura à Assembleia Legislativa (Ale). Ele assumiu recentemente o comando da autarquia, após Leo Moraes deixar o cargo para disputar –e se eleger– prefeito de Porto Velho. Sandro assumiu e vem realizando um trabalho ostensivo e permanente na capital e nas Ciretrans do interior procurando uma aproximação maior junto à comunidade. A meta de Rocha é facilitar ao máximo os trabalhos disponibilizados para a população, que dependem dos serviços da importante autarquia do Governo do Estado. Na sua caminhada rumo a Ale-RO, Sandro Rocha certamente terá a resistência dos deputados, que buscarão a reeleição em 2026.
Embrapa – Várias pessoas que necessitam de informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, de Porto Velho, fundamental no apoio ao segmento não estão sendo atendidas. Hoje (10) uma dessas pessoas esteve no escritório da empresa na capital de Rondônia em busca de conhecimentos sobre mudas de plantas. Na portaria foi informado, que o Jânio, que é quem encaminha as pessoas ao servidor que dará as informações técnicas necessárias estava de férias. É somente ele quem encaminha as pessoas qualificadas para oferecer as informações. Quem precisa de orientações técnicas, que é a especialidade da Embrapa, se for de Porto Velho, terá que esperar o Jânio voltar, porque não tem ninguém em seu lugar par direcionar quem busca informações. É o fim da rosca...
BR 364 – A proposta para a transferência da BR 364, para a iniciativa privada, principal rodovia federal de Rondônia foi chancelada no dia 31, após reunião da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que aprovou o edital de leilão, que está disponível no site da agência desde o 1º dia do ano. A previsão da disputa na Bolsa de Valores São Paulo (B3) no dia 27 de fevereiro, às 14h (horário de Brasília). No leilão está previsto, que a princípio, serão 721,07 km entre Porto Velho a Vilhena na divisa com o Mato Grosso. O trecho liga o Oeste do Mato Grosso e os Estados de Rondônia e Acre, e o porto graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira, abrindo caminho para a exportação de grãos (soja, milho, café) e gado. A concessão compreende a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade da BR-364 em Rondônia com prazo de 30 anos de duração.
Respigo
Temperaturas amenas em Porto Velho na maior parte da semana. É que durante o período choveu com intensidade na segunda-feira (6) e na quinta-feira (7) +++ Na madrugada de hoje (10) os termômetros marcavam 24 graus. Temperatura considerada como “friagem” pelos nativos da capital de Rondônia +++ Muitos acidentes com óbitos no final/início de ano em Porto Velho. Como sempre as motocicletas envolvidas na maioria deles +++ A esperança é que o novo titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte-Semtran Iremar Torres Lima organize o difícil, complicado e violento trânsito da capital. O desafio maior será “educar”, motoristas e motoqueiros nem que seja na base de ações ríspidas como apreensões de veículos +++ Quase sempre são os motoqueiros, que não respeitam semáforos, faixas de pedestres, placas de sinalização, fazem ultrapassagens proibidas e circulam em excesso de velocidade. Os abusos são constantes e a fiscalização é deficiente e carente de um plano viável e seguro.