Publicada em 18/01/2025 às 10h15
A previsão de temperaturas congelantes, podendo chegar a -6ºC em Washington, fez com que o comitê responsável mudasse a cerimônia de posse de Donald Trump, na próxima segunda-feira (20), para o lado de dentro do Capitólio, a sede do Congresso dos EUA.
Em vez do tradicional juramento e discurso a céu aberto, para uma multidão concentrada em frente à fachada Oeste do Capitólio, Trump será declarado presidente dos EUA pela segunda vez na Rotunda, espaço que fica logo abaixo da famosa cúpula do edifício.
Essa não é, porém, a primeira vez que uma posse vai ocorrer no local – e também não é a primeira vez que o frio motiva a troca de local de uma posse de um presidente americano.
Em 1985, o republicano Ronald Reagan tomou posse para seu segundo mandato na própria Rotunda, num dia em que a temperatura na capital era de apenas -14ºC em pleno meio-dia.
Funcionários instalam tablado na Rotunda do Capitólio, em Washington, para a cerimônia de posse de Donald Trump — Foto: Ben Curtis/AP Photo
Curiosamente, a primeira posse de Reagan ocorreu sob a maior temperatura registrada em um evento do tipo, com 12ºC ao meio-dia, de acordo com a Biblioteca do Congresso.
Além disso, a posse de Reagan de 1981 foi a primeira a ocorrer na fachada Oeste do Capitólio na história – antes, elas ocorriam na fachada Leste. A troca ocorreu para cortar custos, evitando a montagem de um grande palanque provisório, e para que mais gente pudesse acompanhar a cerimônia, já que o lado Oeste está virado para a grande área aberta do National Mall.