Publicada em 13/01/2025 às 14h43
Na última semana, o prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, e o diretor do Hospital Antônio Luiz de Macedo (HALM), Nakágima Sanllay, assinaram o termo de adesão ao Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa. A parceria garante a instalação de 44 novos aparelhos de ar-condicionado no HALM, com um investimento de R$ 400 mil, proveniente do PEE. A ação será realizada sem a necessidade de recursos próprios da gestão municipal.
O PEE, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo promover o uso racional da energia elétrica, além de reduzir custos e impactos ambientais. A substituição dos antigos aparelhos de ar-condicionado por modelos mais modernos e eficientes proporciona um ambiente mais confortável tanto para pacientes quanto para funcionários, além de gerar uma economia significativa no consumo de energia elétrica.
Prefeito de Nova Mamoré e diretor do hospital municipal assinam termo de adesão ao PEE da Energisa
O avanço alcançado é fruto da iniciativa do diretor Nakágima Sanllay, que, ao identificar a oportunidade no edital, elaborou e conduziu o projeto de inscrição do hospital no programa. A medida reflete o compromisso em buscar soluções inovadoras e eficientes, visando uma gestão mais eficaz. Nakágima Sanllay ressalta que essa ação é resultado de um planejamento estratégico bem estruturado, com foco em parcerias que trazem benefícios diretos à população de Nova Mamoré. “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir um hospital mais moderno, sustentável e eficiente para nossa comunidade”, afirma.
Além dessa melhoria, o hospital está envolvido em outro projeto do PEE, que permitirá, ainda neste ano, a instalação de uma usina de energia solar no HALM. A previsão é que essa medida gere uma economia anual de aproximadamente R$ 350 mil na conta de energia elétrica, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência.
O prefeito Marcélio Brasileiro destaca a importância dessa parceria para a melhoria dos serviços de saúde. “Nosso compromisso é proporcionar um hospital mais moderno e sustentável para a nossa população, e essa colaboração com a Energisa representa um avanço significativo nesse processo”, destaca.
Sobre o Projeto
O principal objetivo deste projeto é reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no ponto de consumo da unidade hospitalar. A estratégia para alcançar essas metas está centrada na substituição de 44 equipamentos de ar-condicionado antigos por modelos mais eficientes. Além de melhorar o conforto do ambiente para pacientes e funcionários, a troca dos aparelhos proporcionará uma economia significativa de energia, equivalente ao consumo de mais de 70 residências. A ação visa não só a redução de custos, mas também a contribuição para a sustentabilidade, por meio do descarte adequado dos equipamentos antigos.
Engenheiro e diretor de energia da Jaspe, Edvaldo Ângelo, esteve no HALM para alinhar com o diretor do HALM sobre o projeto
O projeto é desenvolvido pela Energia Jaspe LTDA, com a anuência da Energisa, que fornecerá o material e a mão de obra necessários para a execução das melhorias no hospital. Em outubro de 2024, o engenheiro e diretor de energia da Jaspe, Edvaldo Ângelo, junto ao diretor Nakágima Sanllay, realizou uma visita técnica ao HALM para analisar as necessidades específicas da unidade e garantir que a implementação seja realizada de maneira eficiente e precisa.