Publicada em 14/01/2025 às 14h29
Diante das recentes ondas de ataques, com incêndios de alguns ônibus realizados por facções criminosas, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Estado de Rondônia (Sitetuperon) determinou o recolhimento total da frota de ônibus para garantir a integridade física dos trabalhadores.
No início da tarde desta terça-feira (14), a Prefeitura de Porto Velho enviou um ofício ao governo de Rondônia solicitando o reforço dos órgãos e agentes da Segurança Pública para garantir a ordem e a circulação do transporte público nas principais vias de Porto Velho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), o transporte público chegou a operar com 50% da frota na parte da manhã desta terça-feira (14), com previsão de operação até às 19h30, mas os serviços foram paralisados a pedido do Sindicado.
O presidente do Sitetuperon, Francinei Oliveira, informou que um novo ato ocorrido nesta manhã motivou a decisão. "O Sitetuperon solicitou o recolhimento de todos os veículos após tentativa de incêndio na linha Norte Sul e novas ameaças”.
"Desde o início dos atos de vandalismo, a Prefeitura de Porto Velho está em diálogo com os órgãos de segurança pública, disponibilizando auxílio nas estratégias que impeçam novas ações. A Semtran também trabalha em conjunto com o Sitetuperon e a Companhia de Ônibus Municipal (COM) em busca de soluções que possam devolver a normalidade ao transporte coletivo de maneira segura", informou o secretário da Semtran, Iremar Lima.