Publicada em 08/01/2025 às 14h35
Saúde – O assunto, ainda, está sendo tratado nos bastidores da política, mas fontes seguras garantem que teremos mudanças na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem como titular Jefferson Rocha. A área de saúde geralmente é o “Calcanhar de Aquiles” de a maioria dos administradores públicos, seja estadual ou municipal. Jefferson já é o segundo secretário nos pouco mais de seis anos da administração do governador Marcos Rocha (União), que foi reeleito em 2022. Ele até conseguiu melhorar alguns setores, mas a regulação de consultas, por exemplo, continua sendo um entrave, seja na capital ou no interior. O nome seria de um ex-candidato (a) a prefeito (a) de Porto Velho, que disputou as eleições à sucessão municipal em outubro último. E é da área...
Programas – Destaque nacional para a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) comandada no Estado pela Primeira Dama, Luna Rocha, pelo sucesso na aplicação de vários programas sociais de enorme repercussão junto à população carente. Destaque para o Prato Fácil, onde as pessoas inscritas adquirem nos restaurantes conveniados, na capital e no interior, refeição ao preço simbólico de R$ 2. Desde a implantação o Prato Fácil já serviu mais de 4 milhões de refeições. Também é necessário ressaltar o Vencer (Capacitação), Mulher Protegida (resgate e nova esperança), Meu Sonho (casa própria), Pão Nosso (café da manhã às famílias) e Mamãe Cheguei, que já atendeu a mais de 8,5 mil gestantes. O governador Marcos Rocha (União) e a secretária Luana estão garantindo um futuro mais justo e próspero para as famílias de baixa renda. “Governar é acima de tudo, cuidar das pessoas”, diz Luana Rocha.
Fiscalização – Equipe do Tribunal de Constas (TC) de Rondônia realizou na madrugada de segunda-feira (6) trabalho de fiscalização em unidades de atendimento (UPAs) e policlínicas em Porto Velho. Dentre os problemas constatados a falta de material para exame de covid-19, disponível somente na UPA da Zona Sul. Também foram identificados demora no atendimento na Policlínica Ana Adelaide com pacientes esperando cerca de 3 a 4 horas. A equipe constatou que as moras ocorrem devido à ausência de médicos suficientes para atende r a demanda de pacientes. Apesar de os problemas constatados, de maneira geral foram consideradas boas as condições das unidades de saúde, assim como a maioria dos equipamentos que disponíveis para atendimento ao público.
Fiscalização II – Foram constatados vários problemas na Policlínica José Adelino, que atende 24h no Bairro Ulysses Guimarães e entorno. Escalas dos médicos plantonistas não estavam disponíveis e dos demais profissionais ilegíveis, o que é muito grave. A farmácia também não abre à noite e prejudica ao atendimento de urgência-emergência, além de medicamentos essenciais, além de carência na infraestrutura e falta de salas para atendimentos e equipamentos. Na UPA da Zoa Sul não foram constatadas irregularidades. Na UPA da Zona Leste todos os profissionais da escala estavam presentes. O aparelho de raios X não estava funcionando e não são feitos exames bioquímicos e ausência de medicamentos básicos. Ações como as realizadas pelo TC-RO são fundamentais, pois realmente são funcionais, constatam os problemas e apresentam soluções sem alarde.
Enchente – A estiagem de 2024 em Rondônia foi a mais violenta dos últimos tempos. A região teve sérios problemas econômicos e sociais com os rios secos complicando a navegação, a população ribeirinha ficou sem água potável e até de alimentos básicos, além de as queimadas criminosas e naturais que fomentaram doenças respiratórias. Foi um período de muitos problemas. Estamos no Inverno Amazônico (chuvas torrenciais durante meses) e, informações recentes da Bolívia é que tem chovido muito e o Rio Beni, que desagua no Madeira estaria transbordando. Isso sinaliza que provavelmente teremos enchentes em Rondônia até o final do período de chuvas em maio. As autoridades ligadas ao meio ambiente devem ficar atentas, pois não está descartada enchente na mesma proporção a seca do último verão.
Respigo
A notícia triste de hoje é sobre a morte do professor Jorge Peixoto, da equipe do Papo de Redação, da SIC TV. Estava internado há dias e seu coração não resistiu +++ O Professor Peixoto era uma pessoa muito querida e deixa saudades. Que Deus o tenha e proteja sua família +++ O “Diário Oficial” do município de Porto Velho traz a nomeação de Vanderlei Pereira da Silva, o conhecido Maraca, que está assumindo como diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural do município. Maraca tem amplo conhecimento da área onde tem amplo trânsito e será muito importante para o futuro do segmento na capital. Maraca, que era servidor da Assembleia Legislativa (Ale), já solicitou exoneração do cargo. Pessoas ligadas à área cultural de Porto Velho antecipam que ele é uma escolha acertada do prefeito Leo Moraes (Podemos) +++ O trânsito violento e desorganizado de Porto Velho continua matando. É difícil o dia em que não ocorrem mortes, via de regra envolvendo motocicletas.