Publicada em 21/01/2025 às 10h20
O Projeto LIDER, acrônimo de Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que gerou bons frutos. A iniciativa foi aplicada em quatro regiões do estado. O grupo de líderes qualificados na região do Vale do Jamari decidiu, após o término do projeto, seguir em frente como uma entidade formal e propositiva. Assim nasceu, em 2020, a Agência de Desenvolvimento Territorial do Vale do Jamari.
Nesta semana, no escritório regional do Sebrae em Ariquemes, o grupo realizou mais um encontro já como agência de desenvolvimento, no qual deliberaram diversas propostas, incluindo o estatuto da entidade e as ações para os próximos meses.
A reunião com os sócios fundadores da Agência de Desenvolvimento Territorial do Vale do Jamari teve como objetivo a realização de uma nova eleição para o biênio 2025/2027. Estiveram presentes quase 100% dos sócios (presencialmente e virtualmente) e, após os cumprimentos iniciais e as falas pertinentes do presidente Pedro Felix sobre as responsabilidades de cada cargo, houve a indicação de nomes, prontamente aceitos por todos os presentes. Todos os municípios foram representados por um líder.
Segundo a analista do Sebrae Maria Cristina Marques, “Entendemos que a sociedade civil organizada pode e deve se organizar. No caso do projeto LIDER, mobilizamos lideranças do poder público, do setor privado e do terceiro setor para a construção de Agendas de Desenvolvimento. Essas agendas direcionam as ações e projetos para o desenvolvimento local nos territórios, e a agência de fomento é um exemplo prático disso”, afirmou ela.
O planejamento estratégico construído pelo grupo identificou fragilidades, apontou potencialidades e vocações econômicas para o desenvolvimento do território, tornando-se um grande aliado do poder público na proposição de políticas públicas para a região.
Um dos papéis do Sebrae é exatamente empoderar os atores locais enquanto lideranças do setor produtivo, para que pensem estrategicamente os territórios, fomentem o empreendedorismo, gerem negócios e contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do país.
Uma nova reunião foi agendada para o mês de março, com o objetivo de debater eventuais ajustes no estatuto vigente e também construir um plano de trabalho atualizado, considerando metas de curto prazo e anuais, para que sejam alcançáveis e mensuráveis.