Publicada em 04/01/2025 às 08h26
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou a III Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas e de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas). O evento ocorreu durante os dias 17, 19 e 20 de dezembro. A III Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Ariquemes teve como tema central “Inteligência Artificial e o Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades”. Foi explorado o impacto das tecnologias emergentes na ciência, na sociedade e nas carreiras profissionais.
A coordenação da atividade foi de Ady Correa da Costa Oliveira (Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Presidente da comissão), Daniely Batista Alves Martines (Professora do Curso de Licencatura em Ciências Biológicas), Adrey Alencar Quadros (Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
A Professora Ady Oliveira explica que “a Jornada Acadêmica é um momento de compartilhar conhecimento, socializar ideias e construir laços voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. O evento foi realizado em três dias, com participação da comunidade, egressos, servidores e alunos do IFRO, de forma a integrar e ampliar a vivência dos participantes com atividades que envolveram palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e diversão. Organizar é cansativo, mas vale a pena. Sempre finalizamos com a sensação de dever cumprido”.
Realizado pelo terceiro ano, o evento busca integrar acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral, promovendo a divulgação da produção técnico-científica nas áreas de Ciências Biológicas e Tecnologia da Informação. Com palestras, minicursos e atividades interativas, a jornada abordou como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho e criando possibilidades inovadoras, desde avanços na biologia computacional até soluções tecnológicas voltadas para sustentabilidade, saúde e educação. Foi uma oportunidade para refletir sobre as mudanças e os desafios trazidos pela era da automação, além de fomentar o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o engajamento em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ainda conforme a comissão organizadora, o evento proporcionou a integração entre os diferentes cursos existentes no campus, pois envolveu a participação não só dos acadêmicos dos cursos de ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como também de acadêmicos de Agronomia e dos cursos técnicos integrados, com a submissão de trabalhos e a participação nas atividades. Ainda oportunizou aos acadêmicos a interação com a comunidade externa por meio da apresentação de atividades de curricularização.
Para Fernanda Bufuman Alecrim, que cursa o 7º período de Ciências Biológicas, “a Jornada Acadêmica foi uma experiência enriquecedora, marcada por diversas atividades extracurriculares que tiveram grande relevância tanto para nosso crescimento profissional quanto pessoal. Foi inspirador observar a dedicação dos professores e de toda a equipe envolvida. Esse evento promove transformações significativas na vida de cada participante. Durante os quatro dias de programação intensa, repleta de aprendizado e metas alcançadas. Apesar do cansaço, o resultado final foi gratificante, e toda essa experiência pode ser resumida em uma única palavra: ‘Transformação’”.
Também do 7º período de Ciências Biológicas, Edilene Souza Santana disse que “esse ano a jornada foi desafiadora, pois além de participante fiz parte da equipe responsável pela organização do evento. Confesso que tive medo de não conseguir, porém ver que no final deu tudo certo. Cada dia, cada luta, cada sorriso, cada trabalho concluído, foi gratificante e com isso eu tive a confiança que a união faz a força e que eu sou capaz. Foi um evento espetacular e realmente foi de fechar o ano, no clima natalino e bem botânico, cada plantinha fez a diferença”.
Maicon Amaro Alecrim (7º período de Ciências Biológicas) compartilhou que o “evento esse ano foi espetacular como todos os outros, mas esse em específico teve uma coisa diferente. Dessa vez o evento foi um desafio, devido ser pós-greve. Isso não nos impossibilitou de organizar um evento e ainda unificar com o curso superior em ADS. Então foi um desafio! E um desafio vencido, pois tudo deu certo. Fomos testados até o limite e descobrimos habilidades e dons que não sabíamos que tínhamos. Quero agradecer ainda aos professores que também fizeram parte da organização junto aos acadêmicos do 7° período de Ciências Biológicas dando todo suporte e auxiliando com êxito. Nos liderando e nos motivando. Que venha a IV Jornada, agora mais especial e com mais novidades como nunca!”.
A acadêmica do 2º período de Agronomia, Marly Katiusca Pereira Alexandre Galvão, é uma das autoras do trabalho ganhador da premiação da Mostra Científica. Segundo ela, “participar da III Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi uma experiência enriquecedora e inesquecível. Além de ser um evento acessível, tivemos a oportunidade de apresentar nosso primeiro estudo sobre a anatomia foliar da Piriqueta cistoides (L.) Griseb, e para nossa surpresa e alegria, fomos agraciados com o primeiro lugar na categoria de pôsteres. Essa premiação foi um reconhecimento importante do trabalho em equipe e da dedicação de todos os envolvidos no estudo”.
“A jornada nos proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos com outros estudantes, além de ter sido uma excelente oportunidade para aprimorar nossas habilidades de comunicação. Acreditamos que essa experiência será fundamental para nossa formação como agrônomos, pois nos motivou a buscar novos desafios e a participar de futuros eventos. Agradecemos aos organizadores da jornada por essa oportunidade única e aos nossos colegas de equipe pelo apoio”, completou Marly.
Avaliando o evento, a Professora Daniely Batista mostra a importância de promover a integração dos alunos com seus colegas de curso e com os demais cursos da instituição. Foram realizadas atividades como Mostra Científica, Curricularização da Extensão, concurso de fotografias e oficinas. “Os alunos puderam ir além do que é aprendido em sala de aula para expor seus conhecimentos e aprendizados à comunidade. O último dia trouxe um momento de partilha e confraternização proporcionando leveza e descontração, foi empolgante e animador ver o envolvimento de todos nas atividades. Agradecemos a todos os setores que contribuíram para que este evento fosse realizado, Depex, Depesp e Diepe foram essenciais para que as atividades se realizassem. Agradecemos também ao Dr. Mauro Oliveira do IFCE pela incrível palestra de abertura, aos egressos que abrilhantaram nosso evento com a realização de mesa-redonda e ministrando oficinas e aos nossos colegas e alunos que com todo o empenho fizeram deste evento algo transformador e enriquecedor”, finalizou a docente.