Publicada em 13/01/2025 às 10h36
Para promover comodidade e segurança para os usuários, o governo de Rondônia oferece mais uma opção de recebimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trata-se do serviço de entrega à domicílio da CNH realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O serviço começou a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
De acordo com a gestora da Diretoria Técnica de Habilitação, Aline Lima, o novo serviço está disponível para todos os documentos de habilitação, como CNH, Permissão para Dirigir (PPD) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). “Por se tratar de um serviço opcional, quem aderir, deverá pagar previamente o valor R$ 30,67 referente ao custo postal”, explicou.
Para o governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa visa atender a população de forma eficiente, oportunizando a todos a melhor forma de receber seu documento com segurança.
O prazo estabelecido pelos Correios para o envio do documento de habilitação é de 2 a 6 dias úteis, considerando:
Entregas em Porto Velho: prazo de até 2 dias úteis após a postagem.
Entregas nos demais municípios: prazo de 2 a 6 dias úteis após a postagem.
OUTRAS OPÇÕES
O condutor pode continuar retirando o seu documento de habilitação presencialmente na unidade do Detran-RO onde iniciou seu processo. A CNH também pode ser retirada por um procurador, que deve apresentar ao atendente da Autarquia a procuração simples ou autorização expressa contendo a mesma assinatura do documento a ser retirado.
CARTEIRA DIGITAL
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma opção para quem não conseguir buscar de imediato a CNH física, já que a mesma é também um documento oficial. Para acessar o documento, basta que o condutor baixe o aplicativo em seu celular.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que o objetivo da Autarquia é oferecer segurança aos usuários. “Com a opção de como receber o documento de habilitação, a gestão estadual demonstra respeito ao público, atendendo com eficácia aqueles que utilizam os serviços do Departamento Estadual de Trânsito.”