Publicada em 17/01/2025 às 16h05
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), enviou uma equipe à rua Carvalho, no bairro Planalto, para retirar entulhos de um quintal abandonado, que estava impedindo o escoamento das águas pluviais.
De acordo com os moradores, há sete dias a rua estava completamente alagada, com a água suja invadindo as casas. "Eu não sabia mais o que fazer. Tive que colocar tijolos embaixo das minhas coisas para tentar erguer tudo o que eu podia, para não molhar e estragar as minhas coisas e as coisas do bebê", contou a moradora Mônica Oliveira, que está grávida de 38 semanas.
Diante da situação, os moradores acionaram a Semob que, no dia seguinte já estava no local executando os serviços. "As equipes trabalhavam na retirada de entulhos de um quintal abandonado, onde havia um muro que impedia o escoamento e fizeram a limpeza do canal por onde a água passava. Além disso, as máquinas realizaram uma drenagem no terreno, permitindo que a água fluísse para o canal, que é o caminho natural para a chuva", explicou o secretário da Semob, Geraldo Sena Neto.
Aliviada, a moradora comentou a rapidez na solução do problema. "No dia seguinte, as equipes já estavam aqui na rua, limpando tudo. Estamos aliviados, pois este período é de chuvas intensas, mas, agora, a nossa rua não vai alagar, pois a água está fluindo".
OPERAÇÃO CIDADE LIMPA
A força-tarefa da Operação Cidade Limpa, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, segue a todo vapor e já retirou 8.069 toneladas de entulhos das ruas, em apenas 16 dias de trabalho. As equipes seguem em diversos pontos da capital com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas em Porto Velho e, principalmente, os prejuízos causados à população.