
Publicada em 28/02/2025 às 11h14
Com o objetivo de melhorar a qualidade da água consumida pelos comunitários da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim, o governo de Rondônia realizou, na quarta-feira (26), a entrega de filtros de barro às famílias residentes na Unidade de Conservação (UC). A iniciativa é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), e faz parte de uma série de ações que reforçam o compromisso com a gestão sustentável da localidade.
A ação contou com a colaboração da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), que abordou o uso correto, a conservação e a manutenção dos filtros, assegurando que as famílias possam usufruir do benefício de maneira eficiente e duradoura; e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com monitoramento, fiscalização e orientações de segurança para os moradores.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa busca assegurar que as Unidades de Conservação sejam bem geridas, proporcionando às populações tradicionais melhores condições de vida e oportunidades sustentáveis. “Com as ações, o governo fortalece a gestão das Unidades de Conservação, equilibrando a preservação ambiental com o desenvolvimento, com intuito de garantir que essas comunidades tenham suporte para crescer de forma sustentável”, ressaltou.
GESTÃO AMBIENTAL
A programação contou ainda, com a apresentação do Plano de Manejo para os moradores da reserva, documento essencial para a gestão ambiental, que agora seguirá para o Conselho Deliberativo para homologação, garantindo a participação da comunidade nas decisões sobre o território.
Os moradores da reserva também receberam kits de produção de borracha (látex). Os equipamentos foram adquiridos por meio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, a fim de fortalecer a atividade extrativista na região. A ação será complementada com o georreferenciamento das estradas de seringas, que será realizado pelos próprios extrativistas, contribuindo para organização e otimização da produção.
SUSTENTABILIDADE
Segundo o coordenador da CUC, Daniel Santos de Souza, a apresentação do Plano de Manejo é essencial para a gestão ambiental na localidade. “O documento é uma ferramenta essencial para a organização e gestão das Unidades de Conservação. Ele define diretrizes claras para o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo que a comunidade possa atuar de forma planejada e consciente na preservação do território”, explicou.
AÇÕES INTEGRADAS
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as ações desenvolvidas reafirmam a importância do trabalho conjunto entre governo, comunidade e demais instituições para a conservação ambiental e o fortalecimento das populações tradicionais. “Nosso compromisso é oferecer suporte às comunidades, promovendo iniciativas que incentivem o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos naturais”, evidenciou.
