![China reafirma que Instituto de Wuhan não criou nem vazou o vírus da Covid-19](/uploads/05adu2o3s84q9iy.jpg)
Publicada em 12/02/2025 às 09h52
O Instituto de Virologia de Wuhan não estava envolvido na criação ou no vazamento do vírus da Covid-19, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, durante uma coletiva de imprensa regular nesta quarta-feira (12).
“O rastreamento da origem é uma questão científica e deve ser abordado com espírito científico, com julgamentos feitos por cientistas. A conclusão de que um vazamento de laboratório é altamente improvável foi alcançada pela equipe conjunta de especialistas da China e da Organização Mundial da Saúde após visitas no local a laboratórios relevantes em Wuhan e trocas aprofundadas com pesquisadores relevantes.” Jiakun relatou.
“Esta conclusão foi amplamente reconhecida pela comunidade internacional e pela comunidade científica.” acrescentou.
A associação também nunca realizou nenhuma pesquisa de ganho de função sobre o coronavírus, segundo o porta-voz. “A China declarou repetidamente que o Instituto de Virologia de Wuhan nunca conduziu pesquisas de ganho de função sobre coronavírus e nunca esteve envolvido na criação ou vazamento da Covid-19.”
A resposta veio após uma pergunta sobre relatórios sobre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) financiando o Instituto de Virologia de Wuhan na China para conduzir pesquisas sobre ganho viral.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)