
Publicada em 28/02/2025 às 13h48
“Nós tivemos a honra de ser campeões do Concafé em 2024. Nossa propriedade é pequena. Fazemos parte da agricultura familiar. Temos investimento do governo do estado; como a entrega de mudas de café. Isso só vem nos dar mais prestígio”, evidenciou o cafeicultor de Rolim de Moura, Altivo Eduardo Berdes, campeão do 9° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), ao receber o trator conquistado em 1° lugar no Concurso.
O produtor de café, Altivo Berdes viu sua dedicação e esforço serem reconhecidos com a entrega de um novo trator, fruto da sua vitória do Concurso Concafé, que destaca a excelência da cafeicultura no estado de Rondônia. A entrega foi realizada no sábado (22) pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e entidades público-privadas que fazem parte da cadeia produtiva do café, realizada na propriedade do senhor Altivo, foi marcada por sentimentos de gratidão e alegria, com a presença da família, amigos e autoridades.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia incentiva e valoriza, ainda mais, o trabalho dos produtores. ”O café de Rondônia tem-se destacado em todo o Brasil, e é nossa missão continuar investindo em tecnologias e incentivos para que cada produtor alcance novos patamares. O Concafé é uma vitrine que mostra ao mundo, a excelência dos nossos cafés robustas, e a premiação é uma forma de reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação de todos”, ressaltou.
O trator, que será um importante aliado no trabalho diário da propriedade, representa mais do que uma ferramenta de trabalho. Para Altivo Eduardo, o prêmio é uma consagração de anos de árduo trabalho no campo e do amor pelo café.
Altivo é um exemplo de dedicação e perseverança. Ele, que há anos cultiva o café em sua propriedade no interior de Rondônia, sempre se esforçou para produzir grãos de qualidade, e sua persistência o levou ao topo do Concafé. A vitória no concurso é um reflexo da qualidade que ele entrega aos seus consumidores e à região. Ao lado dele, as filhas e a mulher, expressam a felicidade de ver o pai sendo reconhecido.
O secretário de agricultura, Luiz Paulo, foi o responsável por entregar o trator ao vencedor do concurso, que durante a cerimônia, destacou a importância da valorização dos produtores e a continuidade dos investimentos no setor agrícola.
“Rondônia é um estado de grande potencial agrícola, e o Concurso Concafé é uma excelente oportunidade para reconhecer o esforço de quem trabalha para levar o nome do estado para o Brasil e o mundo. O governo de Rondônia tem investido na cadeia produtiva do café. Para Altivo, esse trator é um reconhecimento merecido, e tenho certeza de que ele vai continuar a fazer história na cafeicultura do estado”, afirmou o secretário, ressaltando o impacto positivo dessa premiação ao desenvolvimento da agricultura local.
Para Altivo e sua família, a vitória é um reflexo de anos de trabalho árduo e um novo capítulo que começa com o apoio de um trator moderno que promete acelerar e aprimorar a produção de café na região. A história do produtor de café é a de muitos produtores de Rondônia que, com dedicação, perseverança e amor pelo campo, fazem do estado um dos maiores produtores de café do Brasil.
Com o trabalho e investimentos contínuos do governo de Rondônia e iniciativas como o Concurso Concafé, produtores como Altivo Berdes têm a chance de se destacar, ainda mais, no cenário agrícola nacional.