![Confúcio formata candidatura ao Senado para 2026, insatisfeito no MDB presidente Mosquini deve buscar novo partido, quem assumirá a Casa Civil?](/uploads/7iw143e6z300da7.png)
Publicada em 13/02/2025 às 14h00
MDB – O partido que já foi o maior do Brasil, hoje, está em fase difícil e em processo regressivo. Em Rondônia, desde o “golpe” da equipe de Confúcio Moura, na convenção para escolha dos candidatos a governador e o Senado (duas vagas), às eleições gerais de 2018, inclusive com agressões e quebra das portas de vidro da entrada do Diretório do partido em Porto Velho, o MDB vem ladeira abaixo. Seu principal líder, na época, o ex (vereador, prefeito, governador, senador) Valdir Raupp, perdeu o comando do partido para o grupo de Confúcio, que deixou o Governo do Estado, para concorrer ao Senado. O MDB com dois candidatos elegeu Confúcio, que tinha a “máquina” do Estado na mão, e Raupp teve uma votação insignificante (pouco mais de 80 mil votos) pela liderança estadual e nacional, pois foi vice-presidente e presidente do MDB Nacional.
MDB II – Desde o recesso parlamentar do Senado Federal, que Confúcio vem percorrendo todos os finais de semanas os municípios (52) de Rondônia, Capital e na Interior mantendo contatos com lideranças regionais, visando o fortalecimento do partido visando as eleições gerais (presidente da República, governadores e vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de outubro do próximo ano. Comentários crescentes nos bastidores da política, dão conta, que Confúcio também estaria articulando uma candidatura a governador no próximo ano, cargo que ele já ocupou em duas oportunidades seguidas, antes de se eleger senador em 2018.
MDB III – O MDB é presidido no Estado pelo deputado federal Lúcio Mosquini, que tem domicílio eleitoral em Jaru. Mosquini estaria articulando uma candidatura a governador para 2026, mas enfrenta resistência dentro do partido, mesmo sendo o presidente estadual. Como Confúcio é uma “eminência parda” (não tem necessariamente um cargo importante, mas tem muito poder) do MDB rondoniense, caso Mosquini realmente esteja disposto a concorrer à sucessão estadual no próximo ano, não terá chances de ser candidato. O que se comenta é que o deputado mudará de partido na próxima janela partidária (março de 2026), somente para deputados, e já estaria se ajustando com as lideranças nacionais para se filiar ao Republicanos, partido presidido em Rondônia pelo ex vice-governador Aparício Carvalho, que também já foi deputado federal e vereador em Porto Velho.
Casa – O assunto de maior relevância no Governo do Estado e nas rodas políticas, está relacionado a quem será o novo chefe da Casa Civil. A demissão até certo ponto surpreendente de Júnior Gonçalves, do cargo que ocupou nos últimos seis anos com eficiência e considerado um articulador em potencial, surpreendeu. Ocorre que Júnior teria se confrontado com deputados estaduais e deixou o governador Marcos Rocha (União) em “xeque” com o legislativo estadual. Na administração pública é fundamental um relacionamento amistoso, não de conivência, entre os Poderes, no caso Executivo e Legislativo. Vários nomes estão sendo publicados na mídia regional como cotados para o cargo de maior relevância política do governo estadual.
Civil – O experiente político Carlos Magno, ex (prefeito de Ouro Preto do Oeste, deputado estadual, deputado federal e Chefe da Casa Civil do governo Ivo Cassol), está entre os mais cotados a assumir o cargo que ficou vago, após a demissão de Júnior Gonçalves, pelo governador Marcos Rocha. Há tempos Magno enfrenta problemas de saúde, mas mesmo assim passou pela Secretaria da Agricultura (Semagric) de Porto Velho, como sempre, realizando um bom trabalho. Também estão na lista de candidatos a ocupar o cargo, que coordena a `à política do Governo do Estado, de enorme relevância, Elias Rezende, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado. O deputado Ribeiro do Simpol (PRD-PVH), aliado ao governador, indicou seu Chefe de Gabinete, advogado Weberson Rodrigo Pope, o importante cargo.
Respigo
Produtores rurais em débito com o Pronaf poderão negociar suas dívidas. O Governo Federal publicou decreto esta semana autorizando os bancos a parcelar, renegociar, prorrogar as dívidas do Pronaf e do crédito de instalação+++ Agricultores que tenham dívidas com o Pronaf devem buscar mais informações, porque os bancos estão autorizados à renegociação. É uma ótima oportunidade de os produtores rurais colocarem suas contas em dia com os bancos +++ A previsão é que ao menos dois prefeitos de Rondônia estarão na disputa por vagas na Câmara Federal em 2026. De Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos) e Carla Redano (União) de Ariquemes, ambos reeleitos em 2024 +++ O ex-prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior (União) também está na lista de prováveis candidatos à Câmara Federal com muitas chances de sucesso. Rondônia tem oito cadeiras de deputado federal e cinco deverão concorrer a outros cargos eletivos +++ O Inverno Amazônico (chuvas durante vários meses) como agora, tem sido rigoroso em Rondônia. Após vários dias com chuvas hoje (13) choveu somente na madrugada e, durante o dia o sol estava a pino, com cerca de 29 graus, por volta das 13h e sensação térmica de 34 graus.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)