![Controles Administrativos é tema de capacitação realizada pela Prefeitura de Porto Velho](/uploads/ol1g5i9itxk6my2.jpg)
Publicada em 18/02/2025 às 16h35
Planejamento, execução, contratação e monitoramento de processos administrativos são alguns dos temas abordados na Capacitação sobre Controles Administrativos realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), que acontece nesta terça (18) e quarta-feira (19), no Teatro Banzeiros, na capital, das 8h ao meio-dia.
O evento tem como público-alvo servidores das secretarias municipais de Administração (Semad), Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), de Fazenda (Semfaz), Superintendência Municipal de Licitações (SML), Superintendência Municipal de Gestão dos Gastos Públicos (SGP), da própria CGM, Procuradoria Geral do Município, além da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), atuantes nas áreas administrativas e assessorias técnicas e que iniciam o processo administrativo.
O titular da CGM, controlador geral Jonhy Milson Oliveira Martins e o controlador geral adjunto, Jeoval Batista, abriram as atividades.
Profissionais renomados, como Oscar Cabral de Souza Netto, Ian Barros Mollmann, Aline Gonçalves da Silva Chiantere e Letícia Agnes Gonçalves compartilham seus conhecimentos no primeiro dia do encontro, abordando assuntos voltados para o planejamento e execução, incluindo procedimentos de recursos humanos, elaboração de termos de referência e gestão do sistema de registro de preços.
Na quarta-feira (19), a programação terá como foco contratação e monitoramento. Entre os temas abordados pelos palestrantes Marco Antônio Fernandes Miranda, Louise Fernanda Oliveira Araújo Gomes, Felipe Dak Amorim Santos e Antônio José Prata de Souza, os mais destacados são empenho e pagamento, controle interno, assessoria jurídica em licitações e contratos e convênios e termos de ajustes.
De acordo o controlador geral Jonhy Milson Oliveira Martins, a iniciativa busca o desenvolvimento da Administração Pública, em observância ao objetivo estratégico do órgão de capacitar os servidores, visando a ampliação do conhecimento e melhorar ainda mais as entregas à população. “O servidor bem qualificado, ele tem novas oportunidades. Com isso, ele também vai ter novos conhecimentos, vai abrir um campo infinito para que ele consiga crescer profissionalmente e pessoalmente”, afirmou.
Para controlador geral adjunto, Jeoval Batista, os palestrantes, alguns oriundos das secretarias, com seus conhecimentos, vão contribuir para os objetivos da gestão do prefeito Léo Moraes. “Eles vão orientar para a estruturação do processo administrativo. Porque o processo, aqui na prefeitura, são fundamentais para a eficiência e celeridade dos serviços", garantiu.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)