
Publicada em 25/02/2025 às 15h15
Porto Velho, RO – O deputado federal por Rondônia Coronel Chrisóstomo (PL) utilizou suas redes sociais para criticar uma recente declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, feita durante uma aula magna na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). No evento, Moraes discutiu a influência das grandes empresas de tecnologia, conhecidas como "big techs", na democracia, afirmando que essas companhias veem a política como um negócio lucrativo.
Em sua postagem, Chrisóstomo alegou que Moraes estaria atacando a direita ao classificá-la como "nazifascista". No entanto, no vídeo compartilhado pelo próprio deputado, o magistrado não utiliza essa expressão. Sua análise se restringe à atuação das big techs no contexto democrático, sem referência direta a grupos políticos.
O que disse Alexandre de Moraes
O ministro do STF discursou sobre como as big techs lidam com a democracia e a influência política que exercem. Em sua fala, ele pontuou:
"Democracia é um negócio, dizem as big techs, porque tudo para elas é dinheiro, é negócio. Democracia é um negócio [para as big techs]. Assim como vendemos carros, vamos vender candidatos. Só que é um negócio que, dando certo, gera um lucro muito maior, porque aí nós vamos aprovar as leis, aí nós vamos mandar no país."
Ainda segundo Moraes:
"Quais as palavras com maior número que as big techs citam? Liberdade, democracia. Sim, liberdade para eles poderem fazer o que bem querem, porque são os maiores grupos econômicos do mundo."
As declarações foram feitas durante a aula magna realizada no dia 24 de fevereiro de 2025, na USP.
A reação de Coronel Chrisóstomo
O parlamentar publicou um card com a palavra "ABSURDO!", no qual afirmou que Moraes estaria atacando a direita ao chamá-la de "nazifascista". No entanto, no vídeo divulgado, essa expressão não é mencionada pelo ministro.
Em julho de 2023, Chrisóstomo utilizou uma imagem adulterada do acervo do STF, na qual Moraes aparecia com características distorcidas e sob uma iluminação sombria, para compará-lo a Adolf Hitler. A montagem foi amplamente compartilhada em redes sociais e gerou reação em diferentes setores políticos.
Na ocasião, a imagem foi usada para ilustrar postagens que acusavam o ministro de promover um regime autoritário. Apesar disso, o deputado agora critica o discurso de Moraes, alegando que o magistrado estaria associando a direita ao nazifascismo.
Contradição na crítica do deputado
Chrisóstomo contesta um suposto rótulo de "nazifascista" atribuído à direita, mas já fez publicação em que associava Alexandre de Moraes a Adolf Hitler. As postagens recentes e passadas do parlamentar demonstram a existência de uma contradição no discurso adotado ao longo do tempo. No atual debate, Chrisóstomo não menciona sua própria referência ao nazismo ao criticar Moraes, ainda que tenha usado essa mesma analogia em outra circunstância.