![Governo de Rondônia fortalece ações para garantir direitos e fomentar desenvolvimento sustentável aos povos indígenas](/uploads/9xsfx04z9fubyoj.jpg)
Publicada em 07/02/2025 às 11h27
As políticas públicas voltadas às comunidades indígenas desenvolvidas pelo governo de Rondônia estão a cargo da Superintendência Estadual do Indígena (SI), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado em 7 de fevereiro, o governo do estado destaca as ações estratégicas que são desenvolvidas para garantir direitos, promover inclusão social e fomentar o desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o fortalecimento de iniciativas que estão em andamento no estado. “Temos um indígena no comando da SI. Isso garante um diálogo constante com as lideranças indígenas para a execução de políticas públicas com transparência, respeito às tradições e necessidades das comunidades indígenas.”
Entre os destaques das ações estão:
O georreferenciamento das áreas indígenas, que permite um mapeamento preciso das comunidades, facilitando a implementação de políticas públicas e a oferta de serviços essenciais.
Outro projeto de grande impacto é o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que incentiva a agricultura familiar, melhora a segurança alimentar e impulsiona a economia local das aldeias.
Para o governador Marcos Rocha, a produção de café é um exemplo disso. “Temos indígenas com cafés premiados nacionalmente em Rondônia. Em 2024, durante a Semana Internacional do Café (SIC), Rondônia conquistou o título de destino do café perfeito no Concurso Tribos, que premia as melhores produções em terras indígenas”, salientou.
OPORTURNIDADES
Além disso, o governo de Rondônia tem investido na ampliação do acesso à energia elétrica, por meio de uma parceria com uma concessionária de energia, que viabiliza a instalação de placas solares nas comunidades que ainda não dispõem desse serviço fundamental. A qualificação profissional também faz parte da agenda estratégica, com a oferta de cursos técnicos, em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), proporcionando oportunidades para a inserção dos indígenas no mercado de trabalho.
DIGNIDADE E DESENVOLVIMENTO
De acordo com o superintendente da SI, Gasodá Suruí, as visitas técnicas e reuniões regulares têm fortalecido a relação com a comunidade indígena, promovendo uma gestão mais participativa e inclusiva. “Essas iniciativas reforçam o empenho do governo de Rondônia em garantir mais dignidade e desenvolvimento para os povos indígenas, assegurando que suas demandas sejam atendidas de forma efetiva, respeitosa e sustentável”, destacou.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)