![Governo prepara instrutores que formarão brigadistas e se antecipa na prevenção de incêndios florestais na estiagem](/uploads/yvl6ff7z7n61jlo.jpg)
Publicada em 07/02/2025 às 15h59
A reunião de nivelamento de instrutores que formarão brigadistas nos 52 municípios aconteceu nesta sexta-feira (7), no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em Porto Velho, e é considerada pelo governo de Rondônia como uma etapa essencial para construção de um cenário mais seguro e preparado para prevenção e combate a incêndios florestais no período de estiagem, a fim de promover o bem-estar social e proteger a biodiversidade.
Participaram do nivelamento de instruções para brigadistas; militares, oficiais e praças com formação em combate a incêndios florestais, inclusive, com nivelamento junto à Força Nacional, provenientes de unidades operacionais do Corpo de Bombeiros de Rondônia, e distribuídas em pontos estratégicos do estado. Os instrutores irão formar civis, gratuitamente, entre fevereiro e maio, para estar aptos a atuarem em incêndios florestais, caso, em um cenário futuro, sejam abertas contratação de brigadistas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o foco é responder da melhor forma possível a temporada marcada pela estiagem, quando as chuvas são menos frequentes, os níveis dos rios baixam, e há condições favoráveis para propagação de fogo. ‘‘Rondônia enfrentou, em 2024, um período de estiagem atípico, com combate integrado aos incêndios florestais. Para 2025, ainda no período chuvoso, estamos antecipando ações para melhorar nossa atuação frente às adversidades do período mais seco do ano’’, evidenciou.
ESTRATÉGIAS
O comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Nivaldo Azevedo, destacou que, o momento é de fortalecer os esforços integrados entre estado e municípios. ‘‘Vamos juntos construir as melhores estratégias de prevenção e enfrentamento a incêndios florestais nos 52 municípios.’’
O coordenador Operacional e Estratégico da Defesa Civil Estadual, coronel BM Jaime Fernandes, explicou que a Defesa Civil, juntamente ao Corpo de Bombeiros, está atenta às mudanças climáticas que afetam o estado, monitorando os cenários e com isso, investir em formação. ‘‘Estamos em pleno vapor na preparação dos instrutores, reciclando nossos militares nas instruções de combate a incêndios florestais e eles serão nossos multiplicadores. Vão levar esse conhecimento a todos os municípios durante a formação de brigadistas. Preparando, assim, mais pessoas para estarem aptas para atuar em possíveis casos de incêndios florestais.’’
NIVELAMENTO
Conforme o adjunto do Comando Operacional do CBMRO, tenente-coronel Avelino de Carvalho, as instruções compartilhadas durante o nivelamento foram elaboradas por uma comissão de especialistas em incêndios florestais, e que os instrutores estão recebendo todo o material e cronograma da formação de brigadistas para aplicar em todos os municípios. ‘‘O governo de Rondônia se antecipa ao período de estiagem, que normalmente inicia no final do mês de maio e se estende até novembro, com a ação de multiplicar conhecimento para mitigar os efeitos de possíveis incêndios florestais e queimadas urbanas, o que somará com atuação de militares em nossas unidades operacionais, e ainda com a operação “Verde Rondônia”, que é deflagrada todo ano; no período de estiagem com instalação de bases em áreas estratégicas’’, afirmou. O adjunto do Comando Operacional do CBMRO, explicou também que, aos civis, os instrutores terão a missão de aplicar aulas teóricas e práticas, com ensino do manuseio de equipamentos e emprego de táticas utilizadas em combate a incêndios florestais.
O subtenente do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Cacoal, Roberto Elias da Silva, é um dos instrutores que recebeu essa missão, e destaca a importância da padronização dos procedimentos operacionais. ‘‘É um passo muito importante da Corporação essa formação de instrutores, que estará capacitando os futuros brigadistas. No ano passado tivemos uma estiagem atípica que castigou bastante as nossas cidades, e também outros estados, e que inclusive estivemos apoiando. Esse momento de nivelamento nos ajuda a ter uma padronização para ensinar os brigadistas a atuarem de forma correta e segura, para ter eficácia no controle dos incêndios florestais’’.
O instrutor deixou ainda um convite a todos que estejam interessados em contribuir com Rondônia. ‘‘Aos que querem ajudar o nosso estado a proteger o meio ambiente e diminuir o índice de fumaça em temporadas críticas, para colaborar com a saúde das pessoas, procurem as prefeituras de suas cidades, a fim de participar do curso, estando aptos para serem contratados futuramente a atuarem juntamente conosco na missão de combater incêndios florestais’’, frisou.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)