
Publicada em 25/02/2025 às 13h50
Guajará – Reunião das mais importantes da deputada federal Sílvia Cristina, presidente regional do PP, com o secretário da Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, que ocorreu recentemente. Sílvia Cristina, o prefeito Fabio Garcia de Oliveira, o Netinho, e o presidente da Facer, Cícero Noronha argumentaram que a economia de Guajará depende da isenção de 7% do ICMS nas remessas de produtos industrializados em São Paulo destinados à comercialização ou industrialização. “O secretário nos ouviu e pudemos fazer um relato da dura situação que o município enfrenta, com o fim dessa isenção”, argumentou a deputada. “Não temos a força da agropecuária, que outras regiões de Rondônia possuem. O comércio sendo uma atividade econômica primordial, foi duramente impactada com o fim da isenção do ICMS e por isso estamos buscando uma solução”, complementou o prefeito Netinho. Mais de 90% da área territorial do município são reservas ambientais. Kinoshita ficou de discutir o assunto com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Carnaval – O assunto da semana é o Carnaval que iniciará na sexta-feira (28) com bailes e desfiles de blocos em ruas e avenidas de Porto Velho. E a atração principal da Festa e Momo será o desfile da Banda do Vai Que Quer (BVQQ), fundada pelo saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, no sábado, a partir das 15h com a concentração na Praça das 3 Caixas D´Água. Na segunda-feira (25) membros da BVQQ (musas, corte do Rei Momo e animadoras infantis) estiveram no Hospital Infantil Cosme e Damião numa visita de enorme cunho social. “Temos a ideia de expandir o nosso social. Como parte disso, atendemos o convite da direção do HICD e fomos proporcionar esse momento especial para as crianças, familiares e servidores”, disse Siça Andrade, presidente da BVQQ. “Temos crianças aqui, que têm internações rápidas e também crianças, que moram na unidade há meses ou anos. Trazer um pouco da cultura brasileira, desse momento mágico do Carnaval, da alegria, do amor e do acolhimento são fundamentais”, disse o diretor do hospital, médico Reginaldo Lourenço.
Respiradouros – Na última semana cobramos pela coluna para onde foram dezenas –ou milhares– de respiradouros comprados pelo Estado (Sesau) e secretarias de saúde dos municípios durante o período de pandemia (covid-19. Pelo que se tem conhecimento, o assunto foi abordado em recente reunião de uma entidade representativa da sociedade, que cobrou o paradeiro dos respiradouros, que deve –ou deveria– estar em um local muito amplo, porque são muitos. Há quem diga, que eles estariam servindo à iniciativa privada (?!). Caso a informação seja confirmada, certamente o Ministério Público (MP) estadual, guardião da população deverá cobrar de a Sesau e secretarias municipais de saúde, onde estão os respiradouros, que foram adquiridos com o dinheiro do povo.
Senado – Provavelmente as eleições ao Senado de 2026 serão as mais disputadas em Rondônia, devido ao nível dos prováveis candidatos. E como sempre, o interior, que tem 100% dos senadores deverá manter as três vagas hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB), Marcos Rogério (PL), as duas que estarão em disputa em outubro do próximo ano, de Ariquemes e Ji-Paraná, respectivamente, e Jaime Bagattoli (PL), de Vilhena, que tem mandato até 2030. Há quem aposte, que Rogério não tentará a reeleição, mas sim a disputa pelo Governo do Estado, cargo que ele concorreu em 2022, mas perdeu no segundo turno para Marcos Rocha 9União), que foi reeleito.
Senado II – A princípio, Rogério e Confúcio não estarão concorrendo à reeleição em 2026. Também se comenta com intensidade nos bastidores da política, que Confúcio, que já foi prefeito de Ariquemes e governador, ambos com dois mandatos seguidos, disputará a sucessão estadual. No caso, os dois senadores com mandatos finalizados no final do próximo ano concorrerão a governador. Mas a disputa pelo Senado promete ser acirrada, porque a deputada federal Sílvia Cristina (PP) tem como projeto concorrer ao Senado, assim como o ex-senador Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado, que estará elegível em fevereiro do próximo ano. É o que se comenta e, da capital o governador Rocha também pretende ocupar uma das vagas de senador, no caso, o único candidato da Capital. Já para o governo o nome mais comentado e com chances reais é Hildon Chaves (PSDB), ex-prefeito de Porto Velho e presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom.
Respigo
A câmara de vereadores de Porto Velho, que até as eleições de outubro de 2024 tinha 21 vereadores, agora tem 23 membros +++ O vereador mais bem votado do município, Márcio Pacele é do Republicanos que tem mais 3 vereadores +++ Na segunda colocação do ranking de partidos que mais elegeram vereadores na Capital estão PL, União e PSDB, com três cadeiras cada um; seguidos do PSD, Avante, PRTB e Agir, dois cada um e somente com um representante o PRD e o PP +++ O prefeito Leo Moraes, que preside o Podemos no Estado não conseguiu eleger nenhum vereador. É preciso muito jogo de cintura e habilidade política um prefeito poder governar sem ter vereadores eleitos pelo partido ou da Federação +++ Deputados se reúnem em sessão ordinária a partir das 15h de hoje (25) e quarta-feira (26) às 9h. Na próxima semana, devido ao Carnaval não ocorrerão sessões plenárias, a não ser que, se necessário for, de extraordinárias +++ Mais um dia e nada de o governador Marcos Rocha (União) anunciar o novo chefe da Casa Civil. Por enquanto, Rocha vem dando conta dos contatos políticos e com os demais Poderes, mas o nome de Elias Rezende, da secretaria estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp) continua sendo o mais comentado para a Casa Civil.
