
Publicada em 25/02/2025 às 14h40
O Poder Judiciário de Rondônia iniciará a implantação do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref) pela comarca de Guajará-Mirim. Desenvolvido pelo TJ do Distrito Federal e Territórios e atualmente disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário do CNJ, o sistema automatiza processos de reconhecimento, possibilitando o monitoramento do apenado por meio de reconhecimento fotográfico realizado pela internet com GPS. Os detalhes para a implantação do Saref foram tema de uma reunião no gabinete da presidência do TJRO, nesta terça-feira, 25.
O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho e a juíza auxiliar da presidência, Valdirene Clementele destacaram as vantagens do sistema, que automatiza processos de reconhecimento, possibilitando o monitoramento do apenado por meio de reconhecimento fotográfico realizado pela internet com GPS, representando economia, segurança e inovação.
Membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) participaram da reunião, entre eles, o supervisor desembargador José Jorge Ribeiro da Luz , os juízes Renan Kirihata, Sérgio William Domingues Teixeira e Bruno Darwich e a equipe técnica operacional. Além do GMF, também atuarão no processo de implantação Corregedoria Geral de Justiça, Secretaria Judiciária de 1º Grau, coordenadores da Central de Processos Eletrônicos Criminal, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRO.
Na proposta de expansão do Projeto também estará prevista a utilização do SAREF através dos Fóruns Digitais, ampliando ainda mais a capilaridade dos acessos aos usuários do Sistema.