
Publicada em 18/02/2025 às 10h25
O Hamas confirmou a informação de que irá devolver os corpos de quatro reféns israelenses que acabaram morrendo na Faixa de Gaza durante a guerra na próxima quinta-feira (20), e também libertará mais seis vivos no sábado (22).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (18), em um discurso televisionado, pelo chefe do grupo extremista palestino em Gaza, Khalil al-Hayya, que afirmou que, entre eles, estarão os restos mortais da mulher e dos dois filhos de Yarden Bivas, um dos reféns libertados no dia 1º de fevereiro.
A morte deles havia sido anunciada pelo Hamas em novembro de 2023, mas Israel nunca confirmou a informação. A esposa de Bivas, Shiri, era de origem argentina, e os dois filhos do casal eram Kfir, o caçula e o mais jovem de todos os reféns, que tinha 8 meses e meio quando foi levado, e Ariel, de 4 anos.
Entre os reféns que permanecem vivos, o chefe do grupo revelou o nome de dois deles: Hisham al-Sayed e Avera Mengisto, que já estavam em Gaza antes do início da guerra.
Pouco depois da declaração, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que o acordo com o Hamas foi fechado no Cairo, nesta terça, e que mais quatro corpos serão devolvidos na semana que vem.
As tratativas anteciparam a libertação de reféns, já que a previsão inicial era de que apenas três reféns seriam soltos na próxima rodada.
Segundo a emissora de TV egípcia Al Qahera News, o retorno do grupo para Israel foi garantido após uma nova rodada de negociações de autoridades israelenses e do grupo extremista palestino com o Catar e o Egito, nesta terça-feira (18) e as discussões sobre a fase 2 do acordo de cessar-fogo também foram concluídas com sucesso.