Publicada em 07/02/2025 às 14h47
Consolidado como eficiente formato na aprendizagem, o ensino online ocupa cada vez mais espaço no setor educacional. Nesse contexto, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) lança um novo cronograma de cursos remotos que vai contemplar todos os municípios rondonienses. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, no link disponibilizado no site da instituição: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-para-cursos-remotos-ate-dia-13-de-fevereiro/
A idade mínima para se inscrever é 15 anos, enquanto a escolaridade exigida é o ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Os estudantes receberão certificados, mediante a participação em todas as atividades e avaliações. A carga horária varia de acordo com o conteúdo de cada curso, visando a capacitação do participante para conseguir uma vaga de emprego ou aplicar o conhecimento adquirido no empreendedorismo.
Ensino online atrai estudantes que buscam novos conhecimentos com praticidade
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, tanto o ensino online quanto o presencial, integram a política pública da expansão da qualificação da mão de obra no estado, com foco no desenvolvimento econômico e social. “Assegurar capacitação para quem quer crescer profissionalmente é uma ação contínua da gestão estadual, que representa um importante investimento no fortalecimento da economia e na melhoria da qualidade de vida da população”, salientou.
NOVOS CONHECIMENTOS
Não é apenas quem busca uma nova profissão que investe seu tempo em cursos profissionalizantes. Jovens que já decidiram a função que vão exercer, também se qualificam para atualizar o currículo. É o caso de Luiz Miguel Vieira dos Santos. Aos 18 anos, o morador do Bairro Igarapé, em Porto Velho, começa neste semestre o curso superior de Rede de Computadores, mas já deu os primeiros passos da sua caminhada rumo ao mundo da computação, e está fazendo o Curso Operador de Computador, da Escola Móvel de Informática do Idep, para chegar ao mercado de trabalho mais preparado. “Quero ser programador ou servidor público. Optei em fazer o curso antes da universidade para adquirir novos conhecimentos e me qualificar melhor”, afirmou.
A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que, a construção do saber na instituição de ensino tem como alicerce a inovação e o empreendedorismo. “Nosso projeto pedagógico é norteado pelas novidades que estão sempre sendo lançadas num mundo em constante evolução, pois, os estudantes devem estar preparados para abraçar novas oportunidades”, frisou.
Entre as áreas abordadas nessa programação estão:
Tecnologia;
Educação;
Negócios;
Informação;
Infraestrutura; e
Meio ambiente.
CURSO DISPONÍVEIS
Empreendedorismo
Relações Interpessoais
Auxiliar Administrativo
Fundamentos da Administração
História da Educação
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Legislação Escolar
Gestão da Produção
Gestão de Custos
Sistemas Operacionais e Arquitetura Mobile
Recursos Multimídias e Técnicas Audiovisuais
Gestão Financeira e Orçamentária
Organização de Sistemas e Métodos
Gestão de Materiais e Logística
Gestão Ambiental