
Publicada em 24/02/2025 às 14h01
BR 364 – Na sexta-feira (27) ocorrerá o leilão de concessão da BR 364, na Bolsa de Valores de São Paulo, para o setor Rota do Agro Norte, que prevê uma série de etapas com duplicação de trechos (cerca de 100 dos 686,70km de Porto Velho a Vilhena), terceiras faixas, construção de viadutos e de faixas de rodagem. O trecho é fundamental para o escoamento das safras de grãos (soja, milho, café) e de carne bovina, através do Rio Madeira, em Porto Velho, de Rondônia e de boa parte do Sul do Mato Grosso. A concessão para a iniciativa privada é de 30 anos com previsão de investimentos de R$ 6,35 bilhões (capex) para os 113km entre Jaru e Presidente Médici, e mais 200km de terceiras pistas em praticamente todas as subidas ao longo do trecho.
BR 364 II – O trecho da 364 em Rondônia que precisa de readequação urgente entre Porto Velho a Vilhena, pelo que está previsto no edital terá sete pontos de pedágios. Ocorre que esses pedágios, pelo edital, serão cobrados desde o início dos trabalhos da empreiteira vencedora, onde o motorista de uma carreta de dois eixos, por exemplo, na viagem de ida e volta no trecho Vilhena/Porto Velho/Vilhena pagará R$ 1,3 mil. E com o agravante, que a volta será “batendo carroceria”, pois não tem carga disponível, um dos absurdos, que ocorre no transporte rodoviário do Brasil. Nas condições de exportações das safras de grãos (soja, milho, café), além da carne do gado, como já citado, onde transitam diariamente cerca de 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões/dia até o porto, praticamente todos voltam vazios, situação que deveria merecer um profundo estudo dos governos (federal, estadual, municipal) para no mínimo amenizar o problema.
Escola – Braço educacional dos mais importantes da Assembleia Legislativa (Ale), a Escola do Legislativo oferece dezenas de cursos (mais de 30) técnicos aos servidores da Casa de Leis, demais órgãos públicos federal, estadual e municipal, além de parcerias com segmentos organizados da iniciativa privada. A sede da escola funciona nas antigas instalações da Ale-RO, em área central de Porto Velho, onde são ministrados a maioria dos cursos, mas também atende órgãos públicos (prefeituras e câmaras de vereadores) na capital e no interior. Cursos, como Libras, Computação, Oratória, Cerimonial, Desenvolvimento Pessoal, Fotografia, Edição de Vídeo no Celular, dentre outros não menos importantes são disponibilizados pela escola dos deputados. No encerramento dos cursos os concluintes recebem certificados de participação.
Capacitação – Em passado não muito recente a escola era fundamental nas Assembleias Itinerantes, onde os deputados realizavam sessões plenárias em cidades polos do interior levando o Legislativo Estadual de encontro ao povo, que tinha oportunidade de conhecer como funciona a Casa de Leis e como trabalham seus deputados, inclusive, tendo como pauta das sessões, assuntos relacionados à região. Nessas ocasiões a escola também disponibiliza cursos, inclusive de artesanatos e. desde as segundas-feiras, nas semanas das Itinerantes, os cursos eram ministrados em parcerias com prefeituras e câmaras de vereadores mobilizando a população. Espera-se, que o atual presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), e o novo diretor da Escola, Welys Assis, a utilizem como ligação direta com a população da capital, se fortalecendo nos bairros e no interior. Os cursos são gratuitos, mas poderiam voltar a ter como opcional, não de forma impositiva, mas facultativa, a doação de uma lata ou pacote– de leite em pó, que posteriormente era entregue a entidades assistenciais. É uma forma de valorizar as disciplinas e ajudar o povo carente.
Impostos - O Brasil seguramente é o País onde a população paga a maior carga de tributos do mundo. Exemplos: Medicamentos 36%, Luz. 45,81%, Telefone 47,87%, Gasolina 57,03%. Cigarro 81,68%. Produtos alimentícios básicos: Carne bovina 18,63%, Frango 17,91%, Peixe 18,02%, Sal 29,48%, Trigo 34,47%, Arroz 18,00%, Óleo de soja 37,18%, Farinha 34,47%, Feijão 18,00%, Açúcar 40,40%, Leite 33,63%, Café 36,52%, Macarrão 35,20%, Margarina 37,18%, Molho tomate 36,66%, Biscoito 38,50%, Chocolate 32,00%, Ovos 21,79%, Frutas 22,98%, Álcool 43,28%, Detergente 40,50%, Sabão em pó 42,27%, Desinfetante 37,84%, Água sanitária 37,84%, Esponja de aço 44,35%. Esse assalto a mão desarmada não é somente agora, mas de décadas.
Respigo
O cargo de chefe da Casa Civil do Governo do Estado, vago desde a demissão pelo governador Marcos Rocha (União), de Júnior Gonçalves, no último dia 10, continua sendo motivo de especulação nos bastidores da política. Mas Elias Rezende, titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) está entre os mais cotados para a importante função +++ O Inverno Amazônico (chuvas diárias e torrenciais durante meses), que teve início em novembro e terminará em maio está sendo bem rigoroso. Tem chovido com constância em toda Rondônia, inclusive com alagamentos de ruas e avenidas em Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, ji-Paraná, Vilhena e em outras cidades menores +++ A vitória (2x3), até certo ponto emocionante de o Palmeiras para a fase final do Paulistão, sobre o Mirassol poderá levar o time a mais um campeonato estadual. Apesar de o treinador Abel Ferreira ter um time, que joga muito mais para não perder, que para ganhar, não será nenhuma surpresa, se o Palmeiras acabar sendo tetracampeão com a conquista de o quarto título seguido +++ E o Flamengo, seguramente o melhor time de futebol do Brasil venceu (5x0) o Maricá no domingo (23) e conquistou o título da Taça Guanabara. Com o comando de Felipe Luís, é o Flamengo, que atualmente pratica o melhor futebol no Brasil.
