
Publicada em 28/02/2025 às 15h46
Para aqueles que desejam fugir da folia do Carnaval e aproveitar um passeio cultural, o Memorial Rondon surge como uma excelente opção em Porto Velho. O vasto acervo sobre a trajetória do Marechal Cândido Rondon é mantido pelo governo de Rondônia, sob a coordenação da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). O espaço oferece visitas guiadas por monitores e um mergulho na história da Amazônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância do Memorial para a preservação da identidade rondoniense. “Este espaço cultua Rondon, e resgata também a própria história do estado que tem seu nome. Rondônia é o único estado do Brasil a homenagear uma personalidade em sua denominação.”
ATRATIVOS
O acesso é totalmente gratuito. O Memorial Rondon funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h às 16h, na Estrada Santo Antônio, na Capital.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, salienta que entre os atrativos, os visitantes podem explorar mais de 400 peças históricas, um filme sobre a saga de Rondon, um antigo telégrafo e painéis com curiosidades da região, desde a sua colonização.
TURISMO
Além das exposições, o Memorial Rondon conta com um mirante para o Rio Madeira e Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, além da Capela de Santo Antônio, um dos pontos mais visitados. Outra novidade é o Memorial Vila Santo Antônio, que destaca acontecimentos históricos como a extinção do município de Santo Antônio em 1945, mesmo período que marca o fim da Segunda Guerra Mundial. A estrutura também abriga uma maloca, que representa as habitações indígenas da Amazônia no passado.
HISTÓRIA
O museu mantém viva a memória de personalidades marcantes, como Joaquim Tanajura, primeiro prefeito de Porto Velho, e Nicolás Suárez Callau, magnata da borracha na fronteira Brasil-Bolívia. Peças artísticas raras, como um retrato de Rondon feito por Cândido Portinari em 1957, também fazem parte do acervo. Além disso, a ponte dos cadeados, restaurada pela Setur, se tornou um símbolo romântico aos visitantes que celebram o amor.
VISITAS GUIADAS
Com visitas guiadas por soldados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o Memorial Rondon continua se consolidando como um dos principais pontos turísticos de Rondônia. Para quem busca cultura, história e um refúgio tranquilo durante o Carnaval, o espaço é uma excelente alternativa.
