![Milei anuncia que Argentina está perto de novo acordo com o FMI](/uploads/9qxxmus20ciq5tc.jpg)
Publicada em 11/02/2025 às 10h54
O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta segunda-feira, 10, que o país está muito perto de fechar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), organização à qual deve cerca de US$ 40 bilhões.
Segundo Milei, o programa inclui novos desembolsos que serão usados para quitar dívidas com o Banco Central, o que, em sua visão, permitirá fortalecer o balanço da entidade monetária sem aumentar a dívida total do país.
Este também seria um ponto-chave para conseguir suspender o "cepo", como é chamado o complexo conjunto de restrições cambiais vigentes na Argentina.
FMI mantém conversas frequentes com a Argentina
Na quinta-feira passada, a porta-voz do FMI, Julie Kozack, afirmou durante uma coletiva de imprensa em Washington que “as conversas continuam de forma construtiva e frequente”.
A diretora-gerente do Fundo, Kristalina Georgieva, se encontrou em janeiro na capital americana com o presidente argentino, com quem acertou que as equipes de negociação trabalhariam "de forma célere” nas características do novo programa de assistência.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)